Ícone do site Folha Popular

Trem da Imigração recebe 2,4 mil passageiros na 1ª edição de passeios

Passageiros oriundos do Vale do Taquari, de outras cidades do Rio Grande do Sul e até de outros Estados estiveram nos passeios / Crédito: Caroline Rodrigues / Divulgação

Entre os dias 4, 5 e 6 de novembro, aconteceu a 1ª temporada de passeios do Trem da Imigração, percorrendo a Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales, no Rio Grande do Sul.

O passeio de 17 quilômetros e 1h de duração, percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12 (General Purpouse), inicialmente, buscou valorizar a cultura e a história regional. 

Neste ano, foram realizados 10 passeios que reuniram cerca de 2,4 mil passageiros. As viagens, que ocorreram em dois formatos, de Colinas a Roca Sales e de Roca Sales a Colinas, proporcionaram música, animação, cultura e contemplação das belezas naturais da região.

O Trem da Imigração recebeu turistas de diferentes regiões do Estado e também de fora. Segundo a organização, 55% dos participantes vinham do Vale do Taquari e 45% vieram de outras cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Agudo, Brochier, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Chapada, Porto Alegre e São Sebastião do Caí, e até de outros Estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina. 

O coordenador do Trem da Imigração avalia com satisfação o momento e reitera que grupo permanece na expectativa de público para o um passeio de fim de semana. “Esse roteiro veio como mais uma opção para ser um indutor do turismo e integrar-se aos demais empreendimentos da região, complementando e atraindo novos visitantes”, pontua.

Atrações para todos
Além dos vagões de passageiros ítalo-germânicos (com chope e vinho) e turísticos, muita música, artistas e personagens da cultura local animaram as viagens. Nos vagões germânicos, os personagens de humor Sofrida e Heda Hesmitelz descontraíram os passageiros e os espaços da cultura italiana tiveram a participação dos artistas Yasmin Schwab e Derick Oliveira Amaral. 

As Estações Ferroviárias de partida e chegada dos passeios também receberam os turistas com atrações especiais. A Estação de Colinas teve apresentações musicais e culturais, como o Grupo de Danças Morgenstern, Coral Municipal, Coral Infantojuvenil, Grupo Instrumental e Papais Noeis. Já na Estação de Roca Sales estiveram o Coral Municipal e a Orquestra Municipal. 

A proprietária e guia de turismo da Bepe Tur Viagens e Turismo de Chapada (RS), Beloni Muhl, que já esteve na região em outros passeios, trouxe um grupo de 22 passageiros para o Trem e destaca que o simples fez a grande diferença. “Um passeio incrível. Pegamos o trem na estação de Colinas e que recepção tivemos! A banda animava o pessoal que chegava. Optamos pelo passeio germânico, com chope durante o trajeto, que fez a alegria do pessoal”, comenta.

Após o roteiro, o grupo ainda esteve em atrativos da região, como o Cristo Protetor de Encantado e o Viaduto 13 de Vespasiano Corrêa, entre outros. 

O Trem da Imigração é um passeio de temporada e realizado somente em um período do ano. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Sair da versão mobile