Ícone do site Folha Popular

Brasil estreia na Copa do Mundo 2022 em busca do hexacampeonato

Seleção brasileira e comissão técnica 2022 / Crédito: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo 2022 nesta quinta-feira (24/11), às 16h, contra a Sérvia. O jogo acontece no estádio Lusail, em Doha, no Catar. O confronto do Grupo G marca a estreia das equipes na competição mundial.

O elenco comandado pelo técnico Tite chega com todos os 26 convocados à disposição. Para este jogo, Tite faz mistério, mas prepara o time da estreia mais ofensivo, com Vini Jr entre os titulares, em vez do volante Fred.

Provável escalação do Brasil que busca o hexacampeonato: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr.

A seleção brasileira fez seu último treinamento antes da partida nesta quarta-feira (23/11), no Grand Hamad Stadium.

O defensor Tiago Silva foi escolhido pelo técnico Tite para ser o capitão brasileiro. Aos 38 anos de idade, Thiago se prepara para o seu quarto Mundial. É o segundo jogador mais experiente do elenco, atrás apenas de Dani Alves, que disputará a sua terceira Copa do Mundo.

Tite está há 6 anos à frente da seleção brasileira. Ele chega ao torneio com a experiência de ter comandado a equipe brasileira no Mundial de 2018 e com maior confiança por ter feito o ciclo completo de quatro anos à frente da amarelinha.

Desde que assumiu o comando da seleção brasileira, em 2016, Tite tem apenas cinco derrotas em 76 jogos. São 58 vitórias, 13 empates e 5 derrotas. Após a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o treinador manteve o retrospecto positivo. Foram 50 partidas, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.

Sobre as diferenças em relação ao último Mundial, Tite assumiu a responsabilidade pela escolha dos 26 convocados, mas reforçou que isso é consequência do trabalho apresentado pelos atletas nos clubes e também durante o ciclo mundial pela seleção.

Em relação ao plantel, dos 26 convocados, apenas Weverton, Pedro e Everton Ribeiro atuam no futebol brasileiro.

Adversário

A Sérvia deve ter um meio de campo combativo e um ataque poderoso, sem medo e em busca da vitória contra a seleção brasileira. Quatro anos depois da derrota por 2 a 0 para o Brasil e eliminação ainda na primeira fase da Copa da Rússia, agora os sérvios querem estrear bem para chegar às oitavas de final.

Provável escalação da Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Mladenovic (Kostic) e Tadic; Mitrovic e Vlahovic.

Sair da versão mobile