Ícone do site Folha Popular

Estrela notifica Corsan e cobra melhoria no abastecimento

Notificação foi entregue no gabinete do prefeito Elmar Schneider, na manhã desta segunda-feira. Créditos: Fabiano Diehl/Governo de Estrela

A prefeitura de Estrela notificou a Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan) por falhas no abastecimento, ocasionadas nos bairros Pinheiros, Boa União e Estados, deixando sem água quase 3.000 residências ou estabelecimentos comerciais.

A notificação foi entregue à superintendência regional da companhia na manhã desta segunda-feira. A partir de agora, em caso de descumprimento do contrato, o município irá ajuizar uma ação civil pública, seguida de multa diária, semelhante ao que ocorreu com a RGE Distribuidora, por falhas na energia elétrica em 2021.

Conforme o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, a falta de água se torna inadmissível em um município do porte de Estrela. “Na primeira onda de calor que tivemos, já passamos por este problema sério. Estamos fazendo cumprir aquilo que diz o contrato, e se necessário for, vamos acionar a via judicial, assim como foi feito com a RGE, que após a ação, passou a investir em nossa região”, destaca Schneider.

O chefe do executivo estrelense destacou ainda que a notificação entregue ao gerente local da Corsan, Alexandre Scheid e da superintendente regional adjunta, Fernanda Pescador, tem como objetivo normalizar a prestação do serviço, sem que haja prejuízo à população.

“Dividimos a miséria”, diz gerente

O gerente da Corsan em Estrela, Alexandre Scheid, explicou que o problema ocorreu inicialmente na rede que abastece os bairros Pinheiros e Boa União. Os moradores do bairro dos Estados acabaram sendo afetados pela falta de água, por conta do redirecionamento do fornecimento, durante o período de conserto da tubulação danificada. “Tivemos que dividir a miséria, levando parte do fornecimento do bairro dos Estados para os outros dois pontos onde havia a falta de água”, completa.

A superintendente adjunta, Fernanda Pescador, recebeu a notificação dando razão à queixa do governo municipal no que se refere à prestação do serviço. “O município tem total razão de cobrar nossa atenção. Estamos cientes desta necessidade e comprometidos em cumprir com o que prevê o contrato com Estrela”, pontua.

O vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) participou da reunião. Ele relara que recebeu diversas reclamações de moradores dos bairros afetados pela falta de água há duas semanas. “O prefeito coloca perfeitamente a posição do município. Agora iremos comunicar a comunidade que se este tipo de situação se repetir, a Corsan terá que arcar com as consequências”, comenta.

Sair da versão mobile