Com o período climático mais favorável previsto para o fim de ano, a CCR ViaSul informa que intensificará os trabalhos das equipes que atuam nas obras na BR-386. Tanto na duplicação quanto nas faixas adicionais, os serviços iniciarão na próxima semana.
O objetivo da Concessionária é aproveitar ao máximo o período ‘do dia’, com luz natural, uma vez que os dias são mais longos e as chuvas mais esporádicas e menos intensas. Por isso, orienta que os motoristas programem seu trajeto pela rodovia com antecedência, sempre que possível.
Devem atentar principalmente ao trecho em que acontecem as obras, entre Marques de Souza e Estrela, devido às eventuais interferências no tráfego, como os bloqueios por detonação, operações pare-e-siga, além da movimentação mais intensa de máquinas.
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.
Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Serão duplicados mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, a duplicação prevê 225,2 novos quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.
Também serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação. Já no trecho das faixas adicionais serão 5,1 quilômetros de novas pistas em cada sentido, que garantirão ainda mais segurança aos motoristas que utilizam o trecho.
Ainda, a Concessionária irá implantar barreias de concreto divisoras entre as pistas, bem como iluminação. Além disso, as obras a serem feitas incluem o alargamento de cinco obras de arte, sendo duas pontes e três viadutos, adequação de cinco interconexões (trevos) e de um acesso, bem como a construção de duas novas passarelas e de uma nova interconexão.
De acordo com a expectativa da CCR ViaSul, serão criadas, aproximadamente, 300 novas vagas de emprego ao longo dos 2 anos previstos para a conclusão de todas as ações, com um investimento total de cerca de R$ 100 milhões.
O investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).