Ícone do site Folha Popular

Canil de Lajeado encerra o ano com 104 adoções

Atualmente, o local conta com 163 cães abrigados, tendo capacidade para atender 100 animais / Crédito: Divulgação

O Canil de Lajeado encerra 2022 com 104 cães adotados, 33 a mais que no ano de 2021. Atualmente, o local conta com 163 cães abrigados, tendo capacidade para atender 100 animais.

Desde 2008, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), por meio do Canil Municipal, realiza políticas de controle da população de animais e realiza serviços de recolhimento, tratamento, vacinação, chipagem e abrigo temporário para os cães de rua, incentivando a sua adoção responsável.

Durante o ano, o Canil Municipal realizou diversas ações para incentivar a adoção dos cães por meio de feiras de adoção. A coordenadora do CCZV, Celi Ulrich, destaca que os números atuais de adoções demonstram o reconhecimento da população ao trabalho do Canil Municipal.

“Percebemos que a comunidade tem nos procurado para adotar, além de reconhecer o nosso trabalho de resgate e incentivo a adoção responsável. Neste ano, tivemos mais resgates do que adoções, mas com os atuais projetos de castração acreditamos que futuramente teremos controle populacional destes animais domésticos”, ressalta.

Os filhotes adotados já saem do local com vacinação e desverminação iniciados e o protocolo de filhote (3 doses da vacina polivalente e antirrábica) e a castração na idade adequada (obrigatória) serão feitos por conta do Canil Municipal, sem custos para os novos tutores dos filhotes.

Canil Municipal em números
– 302 atendimentos (consultas para animais de tutores de baixa renda com Cadastro Único atualizado);
– 163 cães abrigados;
– 104 adotados;
– 233 resgatados em 2022;
– 71 castrações de cães que deram entrada no canil;
– 85 castrações para ONGs APAMA e AAPAVAT (convênio com a administração municipal);
– 105 castrações de adotados (quando são filhotes adotados e retornam na fase adulta e de cães de rua comunitários).

O que é preciso fazer para adotar
Para realizar a adoção o tutor passa por uma entrevista breve de adoção, após escolher o animal. Os funcionários do canil abordam temas como a posse responsável, temperamento do animal, situação familiar, local em que será abrigado, condições financeiras da família, entre outros.

Após a entrevista, é necessário preencher um termo de adoção em duas vias. Para adotar, o tutor precisa ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade (CNH, CPF ou RG) e comprovante de residência do adotante. Após o protocolo, o animal é liberado para ir para o novo lar.

Horário de atendimento:
– Segunda a quinta-feira, das 8h as 11h30 e das 13h30 as 16h30, e nas as sextas-feiras das 8h as 14h (sem fechar ao meio-dia)
– Sábados e domingos somente com agendamento prévio.
– Agendamentos pelo telefone (51) 3982-1328 ou pelo WhatsApp (51) 99930-9246
– O canil está localizado na Avenida Benjamin Constant, número 8.409, Bairro Conventos.

Sair da versão mobile