A CCR ViaSul concluiu a primeira etapa de detonações previstas para o trecho das faixas adicionais dos quilômetros 346,1 e 351,2 da BR-386 entre Lajeado e Estrela. Desde o fim de outubro de 2022, quando iniciaram as obras no local, foram realizadas 14 explosões para a retirada de 7 mil toneladas de material rochoso, o equivalente a 141 cargas de caminhões.
Conforme a concessionária, as detonações foram necessárias para a implantação dos sistemas de drenagem e camadas mais profundas do futuro pavimento, que já está em andamento. Também de acordo com a empresa, novas detonações em outros trechos das obras das faixas adicionais estão previstas, porém ainda sem data oficial.
No trecho da duplicação entre Lajeado e Marques de Souza, as detonações seguem normalmente, com programação divulgada sempre às sextas-feiras da semana anterior às intervenções. Nestes pontos, a rodovia é totalmente bloqueada por até 1 hora e, após a operação, as equipes da concessionária realizam a limpeza da pista antes de liberar ao tráfego.