O prefeito Elmar Schneider destacou as conquistas obtidas pelo que chama de “rigoroso seguimento do planejamento pautado nos eixos da gestão sustentável e dos desenvolvimentos social e econômico”.
“Conseguimos promover o crescimento equilibrado de todos os setores do município. Prova disso é o crescimento de 32,92% na economia de 2019 a 2023 e a atração de 875 novas empresas para Estrela em dois anos, que, além de gerarem 1.342 empregos formais, passarão a contribuir muito com o retorno de ICMS”, enfatiza.
Segundo Schneider, graças ao esforço e busca constantes de recursos junto aos Governos do Estado e Federal, foi possível trazer ao município R$ 27 milhões. Ainda em relação a bons vínculos, o prefeito acredita ser fundamental a boa relação dos municípios com o Estado, e que com a eleição de três novos secretários do Vale do Taquari para a gestão de Leite, a região garante esse vínculo. “Se nós tivermos projetos, teremos muito êxito com o atual governo”, afirma.
No primeiro ano de seu mandato, Schneider destaca a obra no acesso asfáltico da comunidade de Santa Rita. Lembra também do trecho que liga as comunidades de Porongos e Glória e o asfaltamento de 1 quilômetro de estrada em Linha São José, que faz parte do roteiro Delícias da Colônia.
Citou a entrega do trecho que liga os bairros Marmitt e das Indústrias, há anos solicitado pelos moradores. Abordou, ainda, a inauguração do Parque da Lagoa, a disponibilização de 15 hectares no Porto para a construção do Parque de Eventos e a compra do espaço da antiga Farol pela Cooperativa Languiru.
Para 2023, Schneider confirma a entrega até o final de março/início de abril da pavimentação de 1,6 quilômetro da Rua Otto Osterkamp, na Linha Wink, no limite entre Estrela e Teutônia. Antes disso, em 4 de março, será dado início a cerca de 2,5 quilômetros de asfalto da estrada de Novo Paraíso, que será refeita. “Nestes quatro anos, investiremos cerca de R$ 50 milhões em infraestrutura e, em 20 anos, todas as comunidades do município terão acesso asfáltico”, promete.
Revitalizações
Ainda entre os planos para este ano estão a trilha ecológica, que unirá o Parque da Lagoa à Escadaria, a entrega do Posto de Saúde do Bairro das Indústrias e a aplicação de sinaleira e paradas de ônibus inteligentes. Ele também citou projeto de melhoria da orla do Rio Taquari. “Queremos deixar a cidade de frente para o rio”, avalia.
Mais projetos futuros já estão em planejamento e construção, como a ponte que linha o Bairro Boa União a Colinas, a ciclovia entre Estrela e Colinas e o asfaltamento do trecho que engloba o Parque da Lagoa até Arroio do Ouro, que também terá ciclofaixas. E a antiga ponte de ferro na Boa União será utilizada dentro do Parque Princesa do Vale.
Schneider também trouxe a conversa com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, sobre mais dois Postos de Saúde nos Bairros Pinheiros e Auxiliadora. “Assumimos compromisso de sair de todos os alugueis até o fim da gestão”, conclui.
Apoio
“Temos não só que promover a instalação de novas empresas, mas também apoiar o pequeno, médio e grande empreendedor que já confiou no município. Para 2023, realizaremos um encontro entre as 100 maiores empresas em retorno de ICMS para valorizarmos estes negócios. Queremos ser o elo para facilitar a vida do empreendedor, e também daquele que busca empregos”, comenta.
Schneider lembra que é possível abrir empresas em até 10 minutos no município, o que teve grande papel na vinda de negócios para a cidade. “Os números são claros, e vemos isso também na educação, com crescimento de 35% na rede pública municipal, que hoje conta com quatro mil alunos. Estrela é um dos poucos municípios no Brasil que oferece mais de 15 mil refeições ao dia aos estudantes”, cita.
O prefeito ainda reforça o trabalho junto a empresas e profissionais em busca de emprego, visando ainda a qualificação contínua destes últimos para o mercado de trabalho. “Temos o Conecta Empresas e realizaremos neste ano um feirão de empregos para garantir renda a quem precisa e quer trabalhar”, completa.
Amvat
Como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), citou as reuniões em andamento com equipes da E-Log, do Conselho do Futuro e de especialistas para a construção de um projeto de revitalização da orla do Rio Taquari. “Temos no momento a maior obra urbana da história do Vale acontecendo na BR-386. Nossa região tem necessidade e está em uma localização privilegiada. Precisamos ter pressa e nos apresentarmos para este momento – não vamos perder esta oportunidade” afirma.