Ícone do site Folha Popular

Programa Cooperativas Escolares renova parceria e comemora ampliação em Estrela

Representantes da Sicredi Ouro Branco RS/MG renovaram a parceria com o Município de Estrela / Crédito: Rodrigo Angeli / Divulgação

Márcio Mallmann, em seu primeiro ato como prefeito em exercício nesta sexta-feira (27/1), assinou a renovação da parceria com a Sicredi Ouro Branco para a execução do Programa Cooperativas Escolares. Estrela contará com a participação de mais duas escolas municipais, conforme bases acertadas. Os encontros serão retomados a partir de março e o agendamento será feito pelas próprias associações.

Mallmann manifestou a honra de assinar documento tão importante para a continuação do programa de tamanha significância e de reconhecidos resultados para a formação dos jovens no município. “Temos que agradecer o voto de confiança. Ainda ontem era uma criança de nossas salas de aula. Fui da primeira turma do Programa Vereadores Mirins, em 1995. Me tornei depois vereador, e agora, mesmo que por apenas cinco dias, estou como prefeito. Mas antes de tudo sou avicultor, sou cidadão estrelense, e sei o quanto a educação estrelense foi importante na minha caminhada”, disse.

O Programa das Cooperativas Escolares reforça, acelera e otimiza o surgimento e a formação de lideranças, futuros protagonistas: avicultores, secretários, vereadores, prefeitos, associados e colaboradores de cooperativas. É desenvolvido em Estrela desde 2017, fruto da parceria da Sicredi Ouro Branco e do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O programa que surgiu há 25 anos no Estado movimentou em Estrela, ano passado, 504 jovens associados e 20 professores em nove cooperativas, números que serão ainda maiores em 2023. Serão 11 associações de estudantes, com projeção de 600 associados e 24 professores.

A novidade está na rede municipal de Ensino Fundamental (Emefs), onde já opera em seis das nove escolas, e agora com a adesão de mais duas. As Emefs Odilo Afonso Thomé e Ruth Markus Huber se juntam agora a Pedro Jorge Schmidt (Coopej), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Coopstar); Arnaldo José Diel (Cooperdiel); Pinheiros (Cooperpin), Leo Joas (Coopeleo) e José Bonifácio (Cooperfacio).

Ainda operam as cooperativas escolares: nos colégios particulares Martin Luther (Coopeluther) e Santo Antônio (CSAcooper); e a Cooperativa Escolar Especial Cantinho do Sorriso (Coopeecs), fundada ano passado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela, a primeira no País que se tem conhecimento que seja formada e tocada por estudantes de uma Apae.

Na área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG serão 41 Cooperativas Escolares, nove a mais que em 2022, com em torno de 1,6 mil associados e 96 professores envolvidos.

Parceria
A secretária de Educação, Elisângela Mendes, ressaltou o crescimento. “Trata-se de um programa que, mesmo em meio a pandemia, não parou. Seguiu com seus encontros virtuais muito por conta do interesse dos próprios alunos em seguir tocando seus projetos. Como já destacamos, estamos investindo em futuros cidadãos de nossa comunidade, lideranças. Devemos enaltecer a importância dessa parceria que ao apostar na educação investe naquilo que será o tudo, no coletivo, no bem-estar de todos hoje, amanhã”, pontuou.

O diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Francisco José Diel, concorda. “O Sicredi reconhece isso, tanto que é parceira do município nas Cooperativas Escolares, como também da feira Estrelas do Conhecimento e outros projetos, programas e eventos não somente da educação como de outras áreas sociais e culturais que também são fundamentais”, explica.

Márcio Mallmann também recebeu o gerente da Agência Estrela Oriental, Claus Humberto Wallauer; o gerente da Agência Estrela Centro, Edison Nilson Griesbach; e a coordenadora do Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Daniela Gabriel Diehl. Também participou do encontro o procurador do município, Rodolfo Agostini.

Sair da versão mobile