Os vereadores de Fazenda Vilanova aprovaram na quarta-feira (22/2), na terceira sessão ordinária deste ano, a criação da Escola do Legislativo de Fazenda Vilanova. O projeto de resolução tramitava desde a primeira quinzena de fevereiro e vem com objetivo de aproximar a Câmara da comunidade vilanovense, realizando eventos voltados a comunidade em geral e estudantes, capacitação de funcionários do Legislativo e Executivo, além dos vereadores.
“Com esta ação buscamos transpor os limites dos debates para além da Câmara de Vereadores e estabelecer um diálogo constante pelo crescimento de Fazenda Vilanova. Queremos levar conhecimento, incentivar a formação política, promover parcerias e mobilizar a nossa sociedade em torno de ações construtivas para todos. Muito mais agora, a Câmara estará de portas abertas para nossos cidadãos”, destacou João Fernandes (Progressistas), presidente do Legislativo e autor da proposta.
O presidente, acompanhado das servidoras Joice Gregorius e Daniela Felis, visitou em janeiro a Câmara de Novo Hamburgo, quando conheceram de perto o trabalho realizado pela Escola do Legislativo Hamburguense, que completou oito anos de atuação no mês de outubro. Lá foram recepcionados pela diretora da Escola, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pelo diretor-geral da Casa, Flávio Luís Teixeira da Silva. A comitiva buscou informações sobre ferramentas e plataformas digitais que podem aperfeiçoar o trabalho dos vereadores.
O que fará a Escola do Legislativo
Em parceria com outros órgãos e instituições, a Escola do Legislativo de Fazenda Vilanova atuará na elaboração e coordenação de cursos, palestras e eventos sobre temas relacionados ao Legislativo e ao interesse da comunidade, voltados à capacitação do público interno (vereadores, servidores) e externo (lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, estudantes ou cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre política, desenvolvimento econômico e social, cidadania e Poder Legislativo).