Ícone do site Folha Popular

Feira Orgânica inicia nesta quinta em Lajeado

Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

Inicia nesta quinta-feira (2/3) a Feira Orgânica do Bairro São Cristóvão de Lajeado. Realizada anteriormente à tarde, teve o horário alterado, e agora será das 8h às 11h30. Os visitantes poderão fazer degustação de mercadorias e haverá também sorteio de cestas de produtos orgânicos aos clientes usuários de sacolas retornáveis durante a aquisição dos alimentos comercializados pelos feirantes.

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, são comercializados na feira verduras, legumes e frutas da época, além de produtos de agroindústrias familiares. “Todos os alimentos são orgânicos e cultivados em propriedades que integram os grupos de Organismos de Controle Social (OCS) e Participativos de Avaliação de Conformidade (Opacs), com certificação ou declaração de concordância do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)”, destaca.

Os produtores agroecologistas não utilizam produtos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias ou outros aditivos em nenhuma etapa da produção. Conforme Andréia, pelo sistema, o cultivo utiliza os fundamentos da agroecologia, quando se prima pela valorização da saúde das pessoas e a preservação sustentável da natureza.

Saiba mais

A Feira Orgânica do Bairro São Cristóvão foi inaugurada em 21 de julho de 2022, e ocorre na Rua Piauí, 275, no mesmo local da antiga feira. A organização é feita por agricultores feirantes, Administração Municipal e Emater/RS-Ascar, e conta com o apoio da Associação de Moradores do Bairro São Cristóvão e Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

Participam da feira produtores dos grupos Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza e Agricultores Ecologistas da Forqueta, oriundos dos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.

Mais informações podem ser obtidas no Escritório da Emater/RS-Ascar pelo telefone/WhatsApp (51) 99727-8633 ou na Prefeitura de Lajeado pelo telefone (51) 3982-1031.

Sair da versão mobile