Ícone do site Folha Popular

Água será tema do Espaço Casa Emater na 21ª Expoagro

Diversificação das atividades nas propriedades rurais será um dos enfoques do espaço. Créditos: Emater/RS-Ascar/divulgação

A 21ª Expoagro Afubra, maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil, acontece de 21 a 24 de março, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. Mais uma vez, com o Espaço Casa da Emater/RS-Ascar, com o tema “Água: fonte de vida e recurso essencial para a produção de alimentos”.

O extensionista rural e coordenador do Espaço Casa da Emater, Matias Mauri Streck, explica que a escolha da temática vai além do fato de ela estar relacionada com o momento que o Rio Grande do Sul enfrenta com a estiagem e o déficit hídrico. “A água é de suma importância na biodiversidade, para a vida humana, dos animais e das plantas. Água é vida. Esse tema permite que possamos trazer tecnologias e alternativas para que os agricultores possam mitigar um pouco os problemas que vêm enfrentando”, cita.

Ele aponta que serão apresentadas tecnologias desde o manejo de solo, que é considerado a maior cisterna de água. “Também vamos apresentar diferentes tipos de irrigação, tecnologias que minimizam as temperaturas, como o uso de telas termorrefletoras e o armazenamento de água em cisternas para melhor aproveitamento da água da chuva”, comenta.

Temas apresentados

O Espaço Casa da Emater apresenta novidades também na distribuição das parcelas. Foram abertas novas ruas para circulação dos visitantes, buscando aproximar a Extensão Rural e Social do público. “A gente sempre tem a expectativa de que a cada ano mais agricultores e visitantes conheçam o nosso espaço, possam adquirir conhecimento e levar para as suas casas, para as suas propriedades”, frisa Streck.

O setor de 1,2 hectares dedicado ao Espaço Casa Emater terá 20 parcelas temáticas que abordarão assuntos relacionados à diversificação das atividades produtivas nas propriedades rurais, a fim de estimular a permanência do jovem no campo, com geração de renda, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente.

Dentre os temas estão:

– Higiene e Qualidade do leite: demonstrar a correta higiene e equipamentos na ordenha, bem como o manejo correto da mesma, medidas de prevenção de mastites. Orientações estratégicas para que os produtores atendam os parâmetros estabelecidos pela IN 76 e 77.

– Sala de alimentação: demonstrar a demanda de alimentos (volumoso e concentrado) que uma vaca necessita comer para atender seus requerimentos de produção. Esse cálculo da dieta será feito, baseado nas planilhas do Boviter.

21/03
10h30: Bolo Ilex venancioaireinsis;
14h30: Bolo de erva-mate, sem glúten e sem lactose;

22/03
10h: Biscoito de Mel;
14h: Barra de Mel, Laranja e Coco;

23/03 – 10h30: Bolo Ilex Venancioaireinsis; 14h30: Bolo de erva-mate, sem glúten e sem lactose;

24/03 – 10h: Biscoito de Mel; 14h: Barra de Mel, Laranja e Coco.

Na área externa da Cozinha Show Didática acontece a apresentação de plantas frescas cultivadas, escalda pés, suco ou chá de erva-mate e plantas desidratadas.

Além das parcelas, a equipe do setor de Comunicação e Tecnologia da Informação da Emater/RS-Ascar estará na Expoagro Afubra para divulgar o trabalho apresentado e atuar no apoio aos veículos de comunicação na divulgação das ações da instituição na feira.

Sair da versão mobile