Ícone do site Folha Popular

Programa Saúde na Escola de Teutônia apresenta resultados em diferentes áreas

Reunião ocorreu na Câmara de Vereadores. Créditos: AI Teutônia

Na sexta-feira passada (24/3), professores das escolas das redes municipal, estadual e de educação infantil comunitárias de Teutônia, representantes da Vigilância Sanitária e do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para reunião do Programa Saúde na Escola (PSE).

Além de tratar das propostas para este ano e para 2024, os participantes receberam orientações sobre a dengue, uma das principais ações a ser desenvolvida pelo PSE em Teutônia, em função da grande quantidade de focos do mosquito encontrados no município.

A articulação entre escola e Atenção Primária à Saúde é a base do programa, que é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

O PSE leva orientação sobre prevenção em diferentes áreas para crianças e adolescentes, e uma das metas alcançadas em Teutônia é a redução de casos de gravidez na adolescência. Em 2021, foram registrados 41 casos de gravidez precoce. Já em 2022, foram 23 casos.

Outro resultado importante foi com relação à saúde bucal das crianças e adolescentes. Os profissionais realizaram avaliações diretamente nas escolas, com encaminhamento dos problemas odontológicos identificados para atendimento na atenção básica. Essa ação resultou no aumento de 30% dos atendimentos nessa faixa etária nos postos de saúde, atuando diretamente na prevenção e evitando o agravamento das situações.

Sair da versão mobile