Ícone do site Folha Popular

Vacinas da Gripe já estão disponíveis no sistema privado de saúde

Créditos: Salus Vacina / divulgação

Capaz de controlar as epidemias e diminuir o número de casos graves, a vacina da gripe deve ser feita anualmente, por todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade. Quem deseja receber a dose já pode procurar o sistema privado de saúde. Na Salus Vacinas, com unidades em Lajeado e Estrela, os imunizantes chegaram no dia 22 de março.

De acordo com Luciana Weidlich, farmacêutica doutora em Bioquímica, quanto mais pessoas imunizadas, menor é a circulação da doença. “Em geral, o contágio acontece no contato com outras pessoas infectadas, mesmo que ainda não tenham sintomas. Sendo assim, quanto mais pessoas vacinadas, menor é o número de casos. Ou seja, ao se vacinar você também cuida das pessoas ao seu redor”, destaca.

Embora a Organização Mundial da Saúde e as representações médicas orientem que todas as pessoas devem se vacinar contra a Influenza, o Ministério da Saúde do Brasil fornece a vacinação gratuita apenas para grupos prioritários, pois é preciso direcionar a vacina primeiro àqueles que têm o maior risco de desenvolver complicações graves.

Mas segundo Luciana, casos da doença ocorrem em grande número também nas faixas etárias e situações que não se encaixam nos grupos prioritários. “Adolescentes e adultos saudáveis também adoecem e podem ser transmissores do vírus para pessoas de maior risco. Por isso, sempre que possível, procure uma clínica para tomar a vacina da gripe”, recomenda.

Vacinação anual

A vacinação no sistema privado está disponível para pessoas de qualquer idade e deve ser feita todos os anos. Luciana explica que os vírus se modificam e, por isso, a composição da vacina precisa evoluir constantemente. Além disso, a proteção fica alta por alguns meses, diminuindo ao longo do tempo. Então, repetir a vacinação todos os anos é fundamental. “Para a temporada 2023, estão incluídos na vacina os vírus Influenza, que circulam atualmente, com mais frequência, no hemisfério sul”, explica.

Em caso de inseguranças, não confie em informações sem procedência sobre vacinas e procure uma clínica privada de vacinação para sanar suas dúvidas. Contate a Salus Vacinas pelo (51) 99886-8276 (WhatsApp) ou fisicamente em Lajeado, na Avenida Benjamin Constant, nº 1194 / sala 905, e em Estrela, na Rua Geraldo Pereira, nº 315 / sala 404.

Sair da versão mobile