Ícone do site Folha Popular

Estrela está com escolas equipadas com câmeras de vigilância e outros dispositivos de segurança

Secretários César e Elisângela Pereira ressaltam os investimentos em segurança, mas enaltecem a importância da prevenção também nos lares / Crédito: AI

Os recentes casos de violência e ameaças nas escolas do país reacenderam a discussão quanto à segurança nos ambientes de educação. O Governo de Estrela, enfatiza que hoje, câmeras de vigilância estão presentes em todos os 21 educandários da rede e um sistema de videomonitoramento em tempo real permite o acompanhamento da rotina escolar. O uso de detectores de metais móveis e outras medidas como portões eletrônicos, sistemas de alarmes e vigilância predial também são utilizados em momentos especiais ou quando se registra a demanda, como por exemplo, pelo comportamento estranho de algum aluno ou denúncias. Capacitações de professores e funcionários com departamentos de segurança são uma rotina.    

Conforme a secretária de Educação, Elisângela Mendes, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino possuem imagens das entradas registradas. “Realizamos investimentos neste meio de segurança já no nosso primeiro ano de gestão. Ampliamos isso no ano passado e agora mais ainda. E a proposta é seguir investindo nestes sistemas pois têm trazido bons resultados”, comenta. Ela cita outros meios de combate à violência e insegurança. “Nossas escolas possuem portões eletrônicos, interfones, sistemas de alarmes, e até mesmo segurança predial com equipe terceirizada nos demais horários”, sintetiza.

Parcerias e inovações

A parceria com outras secretarias municipais e departamentos de segurança é destacada pela secretária. “Temos por exemplo um canal direto com a Brigada Militar, via aplicativo de WhatsApp, para acionamento instantâneo quando necessário. Nossa pasta de Administração e Segurança Pública (Sasp) é parceira em ações e capacitações”, registra.

O Gabinete da Segurança da Sasp também conta com um sistema de videomonitoramento de vias públicas, muitas próximas aos ambientes escolares. O titular da pasta, o coronel da reserva César Augusto Pereira da Silva, de longa carreira na Brigada Militar, inclusive com atuação em Estrela, explica a importância desta união entre setores. “Precisamos estar unidos. Não adianta sermos eficientes em um lado e falharmos em outro, pois todos acabam perdendo. Já estamos reforçando o pedido para, neste momento mais conturbado pelos acontecimentos em todo o país, aumentarmos o patrulhamento das forças oficiais nas imediações escolares”, revela.

Leia mais:

Sair da versão mobile