A atleta de bocha paralímpica Lurdes Claudete Warken, da Apae Teutônia, recebeu neste sábado (15/4) o Prêmio Honraria Capitão do Tetra. O título de atleta amadora-destaque do Rio Grande do Sul em 2022 foi indicado pela Federação Estadual das Apaes do estado.
Lurdes posou ao lado de Dunga, ex-capitão da seleção brasileira de futebol, que encabeça o projeto social Seleção do Bem, realizando campanhas e ações em prol dos mais necessitados.
Lurdes participa do projeto Inclusão pelo Esporte da Apae Teutônia. Diagnosticada com paralisia cerebral e usuária de uma cadeira de rodas, ela pratica a modalidade Bocha Paralímpica desde 2019. A categoria é considerada a mais inclusiva do mundo.
Retomada
Depois de um tempo afastada das atividades por conta da gravidade de seu estado clínico, Lurdes retornou após novas adaptações, que permitem a prática do esporte com toda segurança e benefícios físicos e emocionais que o esporte pode proporcionar.
Desde então, os treinos se intensificaram e a esportista demonstra cada vez mais interesse e dedicação durantes as atividades. Seu desempenho em quadra a motivou a iniciar sua participação em campeonatos esportivos da modalidade.
Em 2021, Lurdes conquistou sua classificação para a etapa estadual das Olimpíadas Especiais das Apaes, competição em que se consagrou campeã na sua classe. Com este resultado, teve a oportunidade de representar o Estado na Olimpíada Nacional das Apaes no fim de 2022 na cidade de Aracaju, no Sergipe.