Ícone do site Folha Popular

Presidente da CIC Teutônia coordena Grupo de Trabalho da Cadeia da Proteína Animal do Estado

Primeira reunião do grupo aconteceu nesta terça-feira (2/5), em Porto Alegre / Crédito: Divulgação Federasul / Rosi Boni

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) criou o Grupo de Trabalho da Cadeia da Proteína Animal. O intuito é encontrar resultados diante da crise que atinge o segmento das carnes, sobretudo nas indústrias de aves e suínos. O presidente da CIC Teutônia e vice-presidente da Federasul, Lauri Scheffler, coordenará os trabalhos.

A primeira reunião do grupo ocorreu nesta terça-feira (2/4), em Porto Alegre e contou com a participação de representantes da cadeia produtiva, como frigoríficos e abatedouros, logística e fornecedores de insumos. Scheffler destaca as dificuldades do setor e necessidade de soluções a curto prazo para questões emergenciais.

Alguns dos impasses enfrentados pelo setor são: perda da competitividade do Rio Grande do Sul frente a outros estados, a alta carga tributária, os juros altos, o elevado custo dos insumos e de produção. A ação tem o intuito de conseguir o apoio dos governos federal e estadual. Reuniões com a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Secretaria Estadual da Agricultura estão em pauta.

Scheffler ainda ressalta que a crise do setor de proteína animal tem impacto direto no Vale do Taquari e no Estado como um todo. “A CIC Teutônia e a Federasul estão atentas a essa situação extremamente delicada. Esse Grupo de Trabalho surgiu durante o Fórum Macrorregional realizado em Lajeado na última semana. Todos estão convidados a participar e sugerir ações”, conclui.

Sair da versão mobile