Ícone do site Folha Popular

Estrela realiza ‘Dia D’ neste sábado

Mutirão será centralizado todo na UBS Central, no sábado pela manhã, e permitirá também vacinas de rotina das cadernetas de vacinação / Crédito: AI

No sábado (6/5) o Governo de Estrela realiza o “Dia D” de vacinação. A ação ocorre em todo o Estado, conforme definições próprias dos municípios segundo orientações e regramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). No município, o mutirão será centralizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central do Bairro Oriental, na Rua General Osório, 427, Bairro Oriental, das 8h às 12h.

A população poderá buscar tanto a imunização contra a Covid, agora ampliada com a dose bivalente para todos acima de 18 anos, como também da gripe H1N1/Influenza tipo A, e ainda atualizar a caderneta de vacinação contra outras enfermidades de rotina. Também será realizado mutirão para vacinação de acamados.

Covid

Para vacinas de Covid, atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela (SMS) já possibilita a imunização com a dose bivalente a partir da idade mínima permitida, que segundo as orientações da SES está aberta a toda a população acima dos 18 anos – 12 anos para pessoas com comorbidades. Pode se vacinar com a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.

 Para crianças acima de 6 meses, a vacina é realizada com as doses normais monovalentes e será aplicada no mutirão. Diariamente, a mesma é centralizada na UBS do Bairro Boa União (Rua Padre José Junges, nº 97, Bairro Boa União), das 8h às 15h (sem fechar ao meio-dia). O horário se estende até as 16h para demais campanhas de vacinação, como é o caso da Gripe Influenza.

Influenza

No caso da imunização contra a gripe H1N1, ou Influenza tipo A, este ano a vacinação é geral para todos os grupos prioritários, ou seja, são vacinados inicialmente pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes e puérperas, professores, indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Até então, mais de 3.4 mil estrelenses já foram imunizados, sendo 32% de idosos, 23% de comorbidades e apenas 8% das crianças, sendo que a meta é 90% de cada um destes grupos. A Influenza não altera as demais, como da Covid e as vacinas de rotina, e podem ser feitas simultaneamente. Diariamente, os adultos podem realizar a vacina em todas as unidades de saúde, sendo que para crianças a imunização ocorre somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e do Boa União. A medida visa evitar o desperdício da vacina para este grupo, que ocorre em menor intensidade. É o mesmo caso da vacinação Covid para crianças, hoje exclusiva na UBS do Boa União. A campanha nacional do Influenza se estende, inicialmente, até o fim do mês, mas poderá vir a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde.

Sair da versão mobile