Ícone do site Folha Popular

Prefeitura de Lajeado lança campanha Maio Amarelo

Os materiais estão sendo distribuídos em ações de fiscalização educativas e em escolas./ Créditos: AI

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Departamento de Trânsito, iniciou esta semana ações da campanha Maio Amarelo, que chega à décima edição e tem como tema nacional “No trânsito, escolha a vida”.

Uma das ações é a distribuição de uma cartilha com orientações, direitos e responsabilidades da comunidade no trânsito. Na cartilha constam informações e orientações para pedestres, motoboys e ciclistas, além de informações sobre como agir em caso de acidente. Os materiais estão sendo distribuídos em ações de fiscalização educativas e em escolas.

O Agente de Trânsito do município Alexandre Fransozi, explica que empresas que tiverem interesse em realizar uma conversa sobre segurança em trânsito podem contatar o Departamento de Trânsito pelos telefones 3982-1072 ou 3982-1073. “A ideia da cartilha é englobar todos os personagens do trânsito do município para que todos façam sua parte e conheçam seus direitos, deveres e responsabilidades. Por isso, abrangemos pedestres, motoboys e ciclistas. Todos precisam colaborar para que a engrenagem maior, que é o trânsito como um todo, funcione em harmonia.”

A cartilha já está sendo distribuída pela cidade. Na manhã desta sexta-feira, agentes de trânsito entregaram materiais em frente ao Colégio Madre Bárbara.

Maio Amarelo

A campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes – principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos. Foi por causa deste levantamento que foi instaurado, com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.

O nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indicam atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

Sair da versão mobile