Ícone do site Folha Popular

A casa do Festival do Chucrute pronta para a festa

Estrela vive um dos meses mais esperados do ano. Maio, reserva para a cidade muitos motivos para celebrar. Dia 20 de maio, a cidade está de aniversário. Nesse ano, o município completa 147 anos, e já está na contagem regressiva para o aniversário de 150 anos. Outra tradição de quase de quase seis décadas, é o tradicional Festival do Chucrute.

O primeiro baile acontece nesse sábado dia 20. Mas os preparativos começam bem antes. Cabe a comenda boa parte das tarefas. Inclusive a preparação do chucrute. Mas as atividades não param por aí. Na semana passada, o desfile pelas ruas de Estrela reuniu mais de 40 carros alegóricos e mobilizou todos os dançarinos. Aliás, o grupo de danças tem sua denominação oficial de Grupo de Danças Folclóricas Alemãs. Mas carinhosamente são apelidados de dançarinos do chucrute, tamanho a relação com o festival. Embora sejam entidades e grupos distintos. Aliás, os dois surgiram um em função do outro. O trabalho de preparação para o baile é intenso. Desde domingo passado, dia 14/5, aproximadamente 300 pessoas passam pelo Centro Comunitário Cristo Rei. Produção de guirlandas, bandeiras, faixas, decoração. Tudo isso envolto com carinho, dedicação voluntária e muita alegria. A casa do Festival do Chucrute conta, por exemplo, com quase 1 km de uma “corda” feita com ramos de cipreste natural, que são transformados em decoração do espaço. Aos saudosistas, ainda cabe a lembrança do antigo “Galpão do padre Lauro”, onde agora é o centro comunitário.

O baile de sábado a noite será animado pela banda Munique. No repertório, muita música alemã, e a mistura da cultura germânica com outras que visitarão Estrela, vindas das mais distantes regiões do estado, dando um tempero especial ao Festival na sua 56ª edição.

Sair da versão mobile