Ícone do site Folha Popular

Níveis preocupantes de amostras para o Aedes aegypti preocupam população de Paverama

Créditos: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Paverama, junto com as Agentes de Endemias e Comunitárias de Saúde, divulgaram o resultado das amostras de larvas de mosquito coletadas durante a realização do 2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), ocorrido entre os dias 15 e 19 de maio.

As agentes percorreram a área urbana do município, visitando moradores e identificando as áreas da cidade com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito ou criadouros predominantes.

Foram vistoriados imóveis nos cinco bairros da zona urbana (Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José), onde foi realizada a coleta de larvas. Entre as amostras coletadas e enviadas ao laboratório, foram encontradas diversas larvas, positivando para Aedes aegypti.

No Centro foram encontradas três pupas positivas para o Aedes aegypti em um tanque de lavar roupas. Pupa é o estágio intermediário entre a larva e o adulto, no desenvolvimento de certos insetos que passam por metamorfose completa, como o mosquito.

Já no Bairro Posses, foram encontradas 10 larvas positivas para o Aedes aegypti em um tambor para coleta de água da chuva. Recentemente foi apontado um caso positivo de dengue no Bairro Posses, local esse onde foram encontradas amostras positivas da presença do vetor neste 2º LIRAa. A situação deixou em alerta a Secretaria de Saúde e moradores da localidade.

Créditos: Divulgação

Combate

As Agentes de Endemias pedem que cada munícipe vistorie minuciosamente seus terrenos, eliminando qualquer possível criadouro do mosquito. A preocupação com o caso positivo de dengue deve se transformar em um movimento comunitário mais eficaz, capaz de mudar a realidade local: “Somente com determinação e empenho, conseguiremos com que possamos ter uma comunidade mais segura”, cita Camila de Quadros, Agente de Endemias de Paverama.

O Aedes aegypti é um mosquito transmissor de diversas doenças perigosas, como a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a propagação dessas enfermidades, é fundamental adotar medidas de prevenção e cuidados em relação ao mosquito.

Dicas importantes

Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones (51) 3761-1113 ou (51) 3761-1284. Para denúncias, as pessoas devem preencher um protocolo diretamente na Prefeitura de Paverama.

Sair da versão mobile