Ícone do site Folha Popular

Tomasi Logística, de Lajeado, ganha certificação internacional de segurança viária

Créditos: Divulgação

A empresa Tomasi Logística, com sede em Lajeado, recebeu a recomendação da norma internacional ISO 39001, que estabelece critérios para implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária.

A certificação foi adquirida cerca de um ano após o início do processo de implantação da auditoria realizado pela empresa, e será entregue durante a Transposul 2023, que ocorre em junho na Fiergs, em Porto Alegre.

A norma busca reduzir e eliminar mortes e acidentes com lesões graves no trânsito, tanto para transporte de cargas quanto de passageiros. A certificação está disponível para qualquer empresa que utilize as vias como operação para o seu negócio.

Para a conquista da norma internacional, foram avaliados uma série de documentos, escopo de trabalho, capacitação das pessoas, procedimentos de manutenção da frota e gerenciamento de risco das operações.

Segundo o diretor-executivo da empresa, Diego Tomasi, a certificação é a comprovação da responsabilidade que a Tomasi Logística tem com a segurança viária, as pessoas e a sustentabilidade dos negócios. “Um momento marcante na história da empresa e em nossa vida, com grande aprendizado em superação de desafios e melhoria contínua”, destaca.  

“Com isso, buscamos uma sociedade melhor, com mais conscientização sobre os riscos no trânsito e qualidade nos procedimentos internos e nos serviços oferecidos pela nossa empresa”, reforça o diretor-executivo.

Conforme o gerente da Torre de Controle da Tomasi Logística, Adriano J. Silva, a certificação ISO 39001 representa uma mudança na cultura do trabalho em equipe. “Para trazer segurança para as operações, potencializando o que tem de bom e a solução das oportunidades de melhoria. A ISO 39001 representa um marco inovador na melhoria da gestão com sustentabilidade e segurança”, pontua.

Trabalho

Elaborada pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 39001 é uma certificação de nível internacional, criada em 2012 e traduzida para o português em 2015.

O projeto para obter a ISO 39001 foi conduzido pela Comissão ISO 39001, que teve à frente os colaboradores Adriano da Silva, Ana Paula Roso e Alexandre Lopes. Conforme Tomasi, o grupo engajou todo o time em busca da conquista. “São os mentores nesta busca da melhoria contínua, e que segue no dia a dia nesta etapa de três anos da certificação”, complementa Silva.

Programa Segurança Viária

Por meio do planejamento da estrutura organizacional da empresa, o Programa de Segurança Viário da Tomasi tem como política a realização de operações de transporte de forma segura e sustentável, assumindo o compromisso com a segurança viária, atendendo os requisitos das partes interessadas e gerando qualidade no atendimento aos clientes e colaboradores da empresa, sempre na busca da melhoria contínua.

Sair da versão mobile