Os alunos do 3º ao 6º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Imigrante receberam a 10ª edição da Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Semana Enef).
Na oportunidade, as colaboradoras do Sicredi de Imigrante, Joana Wahlbrinck e Bianca Magedanz, falaram sobre o tema central: Resiliência Financeira.
Conforme Joana, o movimento incentiva a construção de uma nova consciência, demonstrando o impacto que o conhecimento, aliado a novos hábitos sobre a utilização dos recursos financeiros, pode gerar para alcançar uma vida financeira mais sustentável. “Ao longo da semana de 15 a 21 de maio, foram realizadas 165 iniciativas acerca do tema, envolvendo todas as agências da cooperativa e impactando mais de 27 mil pessoas”, relatou.
Para a coordenadora da Secretaria de Educação, Magali Röhsig, trabalhar a educação financeira nas escolas é de suma importância. “Pois prepara os jovens para uma vida adulta mais consciente com o uso do dinheiro, de forma que tenham uma vida financeira saudável”, considerou.
“A iniciativa sempre é muito bacana para os alunos, pois traz para eles a relação com o dinheiro. Acreditamos que, ao educar financeiramente as futuras gerações, contribuímos para a construção de sociedades mais prósperas”, disse a diretora da Emef Arco-Íris, Carla Camilo.
Ações nas escolas
O Programa Cooperação na Ponta do Lápis, implantado em 28 escolas de 14 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG, tem promovido ações direcionadas ao público jovem.
A equipe de colaboradores da cooperativa conta com o apoio de professores para a realização da dinâmica “Caça ao Tesouro”. A atividade estimula os estudantes a realizarem missões e a desvendarem enigmas em busca do maior tesouro: o conhecimento.