O estudante do curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia, Robson Alessandro Kord (29), desenvolveu um trabalho de conclusão de curso sobre o sistema raspador de teto para câmara de secagem de produtos lácteos.
Atento à segurança das pessoas e equipamentos, além de agilizar o processo produtivo, o estudo deu origem ao equipamento, que será instalado em empresa de laticínios do Vale do Taquari, onde o aluno trabalha como mecânico industrial.
“A limpeza da câmara de secagem no processo de fabricação de produtos lácteos, quando não é feita adequadamente, pode ocasionar sérios acidentes de trabalho. Com esse sistema eu busco oferecer um ambiente mais seguro, saudável e produtivo, relevantes no processo industrial”, explica.
Projeto
Kord iniciou seus trabalhos na indústria de laticínios em 2022 e a ideia para o projeto veio a partir da observação do processo produtivo na empresa Tangará Foods, de Estrela.
“Chamou atenção a necessidade de termos que fazer uma limpeza parcial do teto da câmara de secagem a cada 36 horas e o modo como era realizado esse procedimento. Conversando com meus supervisores na área de manutenção, comentei sobre a possibilidade de elaborar um equipamento que realizasse a limpeza de forma prática e segura. A partir disso, a empresa oportunizou a realização do estágio do curso técnico, de dezembro de 2022 a março de 2023, e auxiliou no fechamento do trabalho de conclusão, que será apresentado no mês de julho”, explica o estudante.
O equipamento será utilizado na câmara de secagem da área de processo fabril, com instalação prevista para o início deste mês de junho. ”Agradeço à empresa por acreditar no meu trabalho. A fabricação do raspador é uma oportunidade de mostrar meu potencial e poder ajudar a empresa de alguma forma. O curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia possibilita que eu aprimore ainda mais meus conhecimentos na área de mecânica, mas, principalmente, de elétrica, permitindo que me torne um profissional mais completo”, conclui Kord.
Benefícios
O TCC contou com a orientação do professor do CT, Paulo José Schneider, que é engenheiro mecânico. Para ele, o projeto pode auxiliar no crescimento profissional do estudante, para a melhoria das condições de trabalho das pessoas da operação e, inclusive, melhorar os indicadores de produção da empresa.
“Dentre os resultados alcançados, podemos destacar significativa diminuição do tempo para a limpeza da câmara, eliminação de risco para o colaborador da empresa que realiza a operação de forma manual, baixo custo do dispositivo e a possibilidade de replicar o projeto para as demais unidades da indústria”, ressalta o professor.
Mercado de trabalho
O coordenador dos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica do CT, Mauro Régis de Oliveira, destaca as oportunidades do mercado de trabalho para profissionais egressos da formação técnica. “Eles têm por perfil atuar com a capacidade de saber fazer, muito valorizada pelo mercado, pois reúne competências teóricas e práticas para a aplicação nas atividades laborais.”
Nesse processo de aprendizagem, o projeto de pesquisa e o período de estágio qualificam a formação dos estudantes. “Oportunizam o ambiente para a realização da atividade prática, momento de conhecer ainda mais o mercado de trabalho e ampliar conhecimentos. Sempre buscamos que, além de conhecimento e técnica, os estudantes da Educação Profissional do Colégio Teutônia tenham atitudes inovadoras para o seu ambiente de trabalho. E isso fica caracterizado na atividade desenvolvida pelo Robson”, parabeniza Oliveira, estendendo os cumprimentos ao professor orientador.
Atualmente o CT oferece quatro cursos na Educação Profissional: Técnico em Agropecuária, Técnico em Administração, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica. Em 2023 são 280 estudantes, dos quais 65 realizando estágio profissional e TCC.