Ícone do site Folha Popular

5º Encontro de Grupos da Terceira Idade de Lajeado ocorre nesta quarta-feira

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado realiza o 5º Encontro de Grupos de Dança da Terceira Idade, promovido pelo grupo de danças folclóricas alemãs Dançando Se Vive. O encontro ocorre a partir das 9h30 desta quarta-feira (14/6), na Sociedade Vinte e Cinco de Julho, no Bairro Conventos.

O evento contará com a participação de 22 grupos de dança da Terceira Idade, representando diversos municípios do Rio Grande do Sul, e terá a apresentação da banda Contagem Regressiva, de Arroio do Meio.

26 anos de história

O grupo de danças folclóricas alemãs Dançando Se Vive foi fundado em março de 1997 pela então primeira-dama do Município, Iracema Schumacher. Atualmente, é composto por 30 mulheres. Desde sua fundação, o grupo mantém suas atividades com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura germânica por meio da dança.

Participando de encontros e apresentações por diversas cidades do estado, de Santa Catarina e do Paraná, o “Dançando Se Vive” tem como lema cultivar a amizade, fortalecer o corpo e a mente por meio da dança proporcionando qualidade de vida e empoderamento às senhoras que fazem parte grupo.

Crédito: Divulgação

Conforme a integrante do grupo, Ila Anita Sachs, participar do Dançando Se Vive traz vida, alegria e a faz reviver suas origens. “Participo das atividades desde agosto de 2021, adoro estar em grupo, fazer novas amizades, adquirir novos conhecimentos de cultura e tradições”, destaca.

Ao longo dos 26 anos de existência, mais de 100 mulheres já fizeram parte do grupo, sendo que algumas participam há mais de 20 anos.

“Dançar na terceira idade não é apenas uma forma divertida de mexer o corpo. Algumas habilidades como força, ritmo, flexibilidade e equilíbrio são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde. Quando dançam, elas exercitam não só o corpo, mas também a mente, pois precisam memorizar a sequência dos passos”, diz a coordenadora e professora do grupo, Vânia Purper Worm.

Grupos confirmados no encontro

Dançando Se Vive – Lajeado

Morgenstern – Colinas

Berghanschneiss – Ivoti

Girassol – Bom Retiro do Sul

Senhoras da Fazenda – Fazenda Vilanova

Wiedergeburt – Igrejinha

Reviver – Dois Irmãos

Amizade – Languiru / Teutônia

Amor Perfeito – Feliz

Tempo de Ações – Arroio do Meio

Edelweiss – Santa Cruz do Sul

Margaridas – Nova Petrópolis

Veilchenbeet – Linha Nova

Caminhando Juntos – Estrela

Schön ist die Jugend – Marques de Souza

Blumenkranz – São Jacó / Estrela

A Tarde é Nossa – Brochier

GDFA Sankt Petrus – São Pedro da Serra

Grupo Renato Konrath – Gravataí

Portugieserschneiss – São José do Hortêncio

Immerfrohsin – Agudo

Sair da versão mobile