A manhã de sábado (24/6) foi de intensa movimentação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, do Bairro Languiru – Teutônia. O educandário promoveu a Mostra Científica com o tema “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”. A equipe diretiva, professores, servidores e alunos comemoram o sucesso do evento e enfatizam, a participação expressiva dos pais.
Cada turma foi responsável pela pesquisa, elaboração e exposição de resultados de um trabalho específico com foco a sustentabilidade. Segundo depoimentos dos pais presentes, os trabalhos mostram a preocupação com o meio ambiente e também demonstram criatividade e responsabilidade com a valorização da vida. A coordenadora da Mostra Científica, professora Renate Brackmann, destacou o apoio da Univates – Museu de Ciências cedeu materiais para o enriquecimento da exposição.
Dois trabalhos foram escolhidos para participar da Mostra Científica Regional, que acontecerá em Estrela, no mês de julho. A culminância desta atividade será a Mostra Estadual, onde serão expostos trabalhos oriundos de todas as escolas estaduais no RS, contemplando planejamento da SEDUC, conforme o calendário escolar.
Outra atividade elogiada foi a organização do Brechó Solidário, promovido pelo Grêmio Estudantil da escola. Durante várias semanas aconteceu a campanha de doação de roupas e uniformes. Durante a Mostra, as famílias puderam levar peças doadas para serem usadas. Segundo a presidente do GEETAN, aluna do 9º ano, Ana Carolina, a ação demostra a solidariedade com o próximo. Todo o excedente arrecadado será destinado às famílias afetadas pelas enchentes ou mesmo que tenham necessidade de roupas e agasalhos neste momento.
A Escola Estadual Tancredo Neves conta com 200 alunos matriculados no Ensino Fundamental. Segundo o diretor Ariberto Magedanz, o educandário trabalha, em todas as atividades, a missão estabelecida como filosofia: “Fomentar e promover a valorização da vida, o protagonismo e a cidadania.”