Na manhã desta quinta-feira (6/7), o Colégio Martin Luther e o Governo de Estrela emitiram nota de esclarecimento sobre a parceria de ambas com a Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates).
No documento, o Município e a escola cobram da associação uma prestação de contas, transparência e cumprimento das responsabilidades civis e sociais frente à comunidade e atletas envolvidos.
Segundo as instituições, a Avates teria se pronunciado quanto à falta de incentivo para dar continuidade às atividades em Estrela. Confira na íntegra:
O Colégio Martin Luther, instituição educacional privada com 118 anos e a Prefeitura de Estrela, vêm a público manifestar-se a respeito da parceria estabelecida entre ambas entidades e a Associação Vale do Taquari de Esportes (AVATES), criada em 2007 e hoje responsável pelo projeto de voleibol feminino de desenvolvimento e alto desemprenho.
Historicamente o Colégio Martin Luther é incentivador das práticas esportivas, como pode ser percebido em registro no livro dos 100 anos da instituição de ensino, onde aparece a equipe de voleibol da escola datada de 1959. Talentos esportivos oriundos da escola já foram destaque nacional e mundial graças as oportunidades, aprendizado e incentivo recebido pelo CML despontaram nessa carreira. Inúmeras são as bolsas de estudo ofertadas anualmente para estes atletas.
Lado a lado, o município de Estrela tem colaborado nessa missão. A construção do Ginásio Municipal de Esportes Ito Snel, sede das atividades esportivas do educandário e de diversas competições, bem como o repasse de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades e eventos tem sido uma constante ininterrupta. A exemplo do último Festival Internacional de Vôlei Cidade de Estrela, que recebeu R$ 25 mil de patrocínio dos cofres municipais. Em 10 anos de entidade, foram mais de R$ 676 mil investidos pelo município (Fonte: Portal da Transparência)
Lamentamos, no entanto, os últimos pronunciamentos da AVATES, que reclama falta de incentivo para dar continuidade às atividades em Estrela, o que não compactua com a verdade explicitada.
Desde a fundação da AVATES – que passou a figurar como parceira de ambas instituições que assinam essa nota – até o presente momento, não faltaram esforços, recursos e incentivos ao esporte. Da mesma forma, como entidade própria, cabe a mesma a premissa da Prestação de Contas, Transparência e cumprimento das responsabilidades civis e sociais frente a comunidade e atletas envolvidos. Cabe-nos a cobrança do cumprimento de tais premissas.
Sendo essa nossa única manifestação sobre o assunto.