A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia desta terça-feira (11/7) promete alta dose de tensão e bastante debate. O discurso do vereador Claudiomir de Souza (União Brasil), na tribuna da sessão do dia 4 de julho, motivou o encaminhamento de requerimento para constituir uma Comissão Especial para “apurar a conduta do vereador nesta Casa”.
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Teutônia, Rosely Schneider, e o secretário da sigla, Paulo Bayer, assinam o documento, protocolado na semana passada e datado dois dias após a sessão – quinta-feira (6/7). Eles alegam quebra de decoro parlamentar por parte de Souza. A reportagem apurou que os líderes petistas terão um espaço para fazerem uma sustentação oral do pedido durante a sessão desta terça-feira (11/7).
“O VEREADOR CLAUDIOMIR DE SOUZA fez uma manifestação desequilibrada, incontida, abusada e ofensiva sob o ponto de vista discriminatório e moral durante a Sessão Ordinária do dia 04 de julho de 2023, na presença de jovens adolescentes, e mais, o discurso restou amplamente difundido pela página do FACEBOOK da Casa Legislativa e bem como replicado pelo WhatsApp”, resumem.
Rosely e Paulo citam em especial a partir do trecho 5min23, quando o vereador Claudiomir de Souza fala sobre eleição do Conselho Tutelar e especula sobre uma suposta tentativa de incutir ideologia de gênero em crianças. Por isso, requerem:
“constituição de Comissão Especial para apurar falta de decoro parlamentar do VEREADOR CLAUDIOMIRO DE SOUZA, ocorrido durante sessão do dia 04 de julho de 2023 – que em seu pronunciamento disse (5:23 “eu vinha agora de Brasília agora em uma viagem de avião e juntamente comigo vinha um homem muito importante do Governo Federal dizendo que vão trabalhar intensamente agora, na próxima eleição do Conselho Tutelar, pra introduzi junto aos Conselheiros Tutelares uma uma com intensidade e estudo o cuidado da ideologia de gênero, eles vinham falando sobre isso, e querem destruir nossas crianças já no princípio, eu vejo se a Igreja, se as pessoas de bem, eu falo aqui da imprensa em todos os segmentos tem as pessoas de bem, que são maioria, e tem a minoria que muitas vezes querem tomar o espaço e se as pessoas de bem não tomarem o espaço…”