Ícone do site Folha Popular

Liquidação Extrajudicial da Languiru é aprovada pelos associados

Ex-presidente e agora liquidante, Paulo Birck, concedeu entrevista coletiva após a Assembleia / Crédito da foto: Camille Lenz da Silva

Os associados da Cooperativa Languiru aprovaram a Liquidação Extrajudicial em Assembleia Geral Extraordinária nesta terça-feira (18/7). A partir da aprovação, foram dissolvidos os conselhos Administrativo e Fiscal e eleito um liquidante.

A eleição do liquidante teve dois nomes à disposição: o até então presidente Paulo Birck, e o associado Érico Wilsmann. Birck foi eleito pela maioria dos votos. Já o Conselho Fiscal contou apenas com uma chapa, eleita por unanimidade. Os conselheiros efetivos são os mesmos que jpa integravam o Conselho Fiscal.

Conforme o departamento jurídico da cooperativa, e a assessoria contratada, a medida protege os bens da cooperativa e dá mais segurança para as negociações que estão em andamento. Isso porque ela impede ações que tomem ativos e patrimônio, e também que bloqueiem as contas da Languiru.

Uma das negociações em andamento é referente à venda do Frigorífico de Suínos em Poço das Antas. Conforme o liquidante, já há quatro interessados e agora, com a Liquidação aprovada, haverá mais segurança tanto para a cooperativa, quando para o comprador, ao efetivar o negócio.

Mais de 400 associados participaram da assembleia.

Investigação

Os associados também aprovaram a contratação de uma auditoria externa e independente para verificar as contas e ações da gestão anterior, visando apurar possíveis erros ou irregularidades cometidas que contribuíram para que a cooperativa chegasse na situação atual.

O contrato para que a auditoria inicia deve ser feito ainda nesta quarta-feira (19/7), possibilitando o início da investigação. O relatório com o parecer será apresentado em assembleia, se forem verificadas irregularidades, poderá, até mesmo, ser pedida a revogação da aprovação de contas da gestão passada.

Sair da versão mobile