Ícone do site Folha Popular

Teutotanzgruppe cede nome para o Grupo de Danças alemãs do Teutônia Cultural

Crédito: Alana Gausmann Flores / AI Prefeitura de Teutônia

O grupo de dançarinos Teutotanzgruppe, do Bairro Languiru, foi homenageado nesta quarta-feira (26/7) pela Administração Municipal, a fim de reconhecer a iniciativa dos integrantes em repassar a sucessão da entidade aos grupos de crianças e jovens das oficinas de danças alemãs do Projeto Teutônia Cultural.

O grupo de danças alemãs integra o Projeto Teutônia Cultural, que abrange 28 oficinas de aprendizagem para todas as idades, envolvendo mais de 1.000 alunos e um investimento anual de aproximadamente R$ 700 mil.

A proposta feita ao Executivo Municipal foi de tornar este grupo das oficinas, os sucessores oficiais do Teutotanzgruppe, que há 33 anos leva o nome de Teutônia a diversos municípios do Estado, do país, e até mesmo internacionalmente.

A ideia é estimular os jovens dançarinos a seguir os passos dos seus antecessores, convivendo em harmonia e vivendo a paixão pela dança e a cultura alemãs.

Esta foi uma forma de valorizar e reconhecer a história, que nasceu da amizade de 16 casais. O Teutotanzgruppe foi criado em 1990, sob coordenação da professora Glaci Kunzler Dickel. Além de presentear a oficina do projeto com seu nome, o grupo também doará seu último traje típico utilizado em apresentações à categoria adulta do projeto.  

O traje em questão foi adquirido por meio de recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, com patrocínio da Cooperativa Certel. É um traje da região de Westfália, Mecklemburg, norte da Alemanha, escolhido em função dos imigrantes que vieram desta região. Trata-se de uma roupa de festa, datada de 1860.

Emoção

A Secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Glaci Dickel, se emocionou ao deixar homenagem ao grupo. ”Estes jovens dançarinos do Teutônia Cultural terão a responsabilidade de representar, com o mesmo amor e dedicação, a paixão pela cultura e dança alemãs, mantendo viva a história do nosso Teutotanzgruppe. Só temos a agradecer esse carinho que estão tendo com nossas crianças e com este projeto que irá entregar muitos resultados à cultura teutoniense”, afirmou.

A prefeita em exercício, Aline Röhrig Kohl, também ressaltou a importância do ato de reconhecer toda a contribuição cultural deixada pelo Teutotanzgruppe. “Com certeza estas crianças carregarão a partir de hoje a missão de perpetuar o legado deixado por cada um de vocês.”

Rudimar Landmeier, um dos fundadores do grupo, relatou sua emoção em poder repassar o legado do Teutotanzgruppe para o Teutônia Cultural, e ter a certeza de que será dada continuidade à história construída até aqui. “É gratificante saber que nosso trabalho, nossas conquistas, agora terão uma sucessão, através destas crianças que representam o futuro das danças alemãs. Que elas tenham a mesma alegria e dedicação que tivemos, e que esta paixão pela cultura continue perpetuando nas futuras gerações”, enfatiza.  

O presidente do Teutotanzgruppe, Ari Wallauer, também se emocionou ao assistir a apresentação das crianças do projeto. “É uma alegria muito grande saber que nosso grupo irá continuar através destas crianças. Sabemos o quanto este ambiente é respeitoso e familiar, e como a cultura pode contribuir na formação de um cidadão. Estamos muito felizes com esta decisão”, ressaltou

Sobre o Teutotanzgruppe

O Teutotanzgruppe representou Teutônia em 11 edições do Teuto Bier und Tanzfest, cada ano com uma temática diferente, evidenciando a qualidade e evolução dos dançarinos teutonienses, responsáveis pelo estudo a campo de cada temática escolhida.

A primeira participação foi em 1993 e a última, em 2015, além de eventos comemorativos e culturais.

O grupo também ficou conhecido por elaborar o prato típico de Teutônia, o Schweinebraten, após realizar uma vasta pesquisa sobre a gastronomia mais procurada e servida nas mesas das famílias teutonienses. O evento de lançamento do prato típico ocorreu em comemoração aos 25 anos do grupo.

Sair da versão mobile