O município de Estrela é o único do Rio Grande do Sul selecionado para participar, nesta quinta-feira (10/8), da final do “Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades”, evento promovido pelo WRI Brasil e que encerra a fase um do programa. A final está ocorrendo em Brasília.
O evento é dividido em dois momentos. Na parte da manhã, as equipes dos dez projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar suas propostas para uma banca composta por especialistas e potenciais investidores. Dali sairão dois projetos selecionados para a fase dois.
Em seguida, no período da tarde, ocorre o FinanCidades: rodada de negócios para projetos urbanos. Todos os acelerados terão a oportunidade de apresentar suas propostas para instituições financeiras e potenciais parceiros.
Conforme a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, o município apresentará o projeto Verde Urbano, que busca soluções baseadas na natureza para a proteção da fauna e da flora, potencializando também oportunidades econômicas de bem-estar humano.
O Verde Urbano visa mitigar problemas de drenagem e ilhas de calor na zona urbana, por meio de jardins de chuva, canteiros pluviais, biovaletas e zonas úmidas flutuantes no Centro e no Parque Princesa do Vale. Elaborado pelos servidores Paula Braga da Silva (bióloga) e Mauro Ayres (arquiteto), o projeto recebe mentoria desde 2022.
Para a diretora do Meio Ambiente, Tanara Schmidt, estar entre os dez projetos selecionados no país é uma honra. “Neste período em que recebemos toda mentoria da entidade, pudemos ter a certeza de que Estrela está no caminho certo também na área ambiental”, ressalta.