No fim da tarde desta quarta-feira (6/9) ocorreu uma coletiva de imprensa com autoridades do Estado do Rio Grande do Sul na cidade de Encantado. O subcomandante-Geral da Brigada Militar, Cel Douglas da Rosa Soares, confirmou o número de óbitos até o momento no estado: São 36 pessoas mortas por causa da enchente histórica no estado.
“A Brigada Militar se espalhará nos municípios mais afetados para que evite mais danos. Hoje ainda chegam militares das forças armadas, que trabalharão em conjunto com os bombeiros e brigadianos para limpar escolas, que podem servir de centros de apoios à população. Cada município terá uma realidade”, explica.
O subcomandante disse que voltou a telefonia celular na cidade de Roca Sales. “A medida que essas coisas forem voltando, nós vamos conseguir aumentar a velocidade das nossas movimentações”.
O risco de chuva para amanhã (7/9) e sexta-feira (8/9) assusta a comunidade regional, mas o subcomandante diz que a previsão não é na mesma intensidade que dos últimos dias. “Já estamos trabalhando para demais pessoas não serem atingidas. Estamos em contatos com os prefeitos dos municípios para prevenções”.
Vale destacar que, de acordo com a Defesa Civil, os números de mortes podem ter oscilações e mudanças, já que passam por revisões. “Os números oscilam, por isso passaram por revisão durante o dia de hoje. Os dados são coletados e repassados no momento do atendimento da ocorrência e, no nosso caso, em um contexto onde pessoas ainda precisavam de socorro”, diz a assessoria de imprensa do órgão.
36 óbitos registrados no RS
Passo Fundo – 1 pessoa
Mato Castelhano – 1 pessoa
Ibiraiaras – 2 pessoas
Estrela – 2 pessoas
Encantado – 1 pessoa
Lajeado – 3 pessoas
Muçum – 14 pessoas
Roca Sales – 9 pessoas
Santa Tereza – 1 pessoa
Cruzeiro do Sul – 2 pessoas