A Defesa Civil estadual informa que há riscos para temporais isolados e chuvas volumosas no decorrer dos próximos dias, conforme boletim informativo com vigência até sábado (9/9).
Entre a ontem e o sábado (6 a 9/9), as instabilidades retornam com risco de tempo severo sobre o Rio Grande do Sul e chuvas intensas na metade Sul e Missões, devido à atuação de áreas de baixa pressão com formação e deslocamento de duas frentes frias sobre o Estado. Na Campanha e no Sul, não se descarta temporais pontuais.
Nesta quinta-feira, (7/9), com a formação e avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, as instabilidades ganham força na maioria das regiões gaúchas. Há risco de tempo severo com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas da metade Sul, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Sul e Médio.
Até à noite, as chuvas se deslocam também para o Norte e Nordeste gaúcho. Além das tempestades, as chuvas serão intensas e os volumes ficam em torno dos 60 e 80 milímetros ao dia, chegando aos 110 mm/dia em parte da Campanha e Sul do Estado.
Na madrugada da sexta-feira (8/9), as chuvas moderadas a fortes com rajadas de vento ainda atuam sobre o Norte, Nordeste e áreas de divisa com Santa Catarina. Já a partir da noite, as instabilidades retornam na Campanha, Centro, Missões e Noroeste, não sendo descartados temporais pontuais, devido à influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
No sábado, o avanço de uma nova frente fria espalha as chuvas em todas as regiões do Estado. Com isso, permanece o risco de tempo severo com descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo, especialmente na metade Norte e Leste do Rio Grande do Sul. Os acumulados devem permanecer elevados, variando entre 20 e 35 mm/dia e chegando pontualmente aos 75 mm/dia.
No momento, a condição é de ALERTA para o Estado. Ao fim deste evento, os acumulados poderão variar entre 50 e 90 mm na metade Sul do Rio Grande do Sul e Missões, devendo pontualmente chegar aos 150 mm nas regiões Centro, Campanha, Missões, Sul e Sudeste. Além disso, o RISCO É ALTO para tempestades com queda de granizo e rajadas fortes de vento, ou seja, condições para tempo severo em boa parte do território gaúcho.
Condições hidrológicas
Ainda segundo o boletim, a condição hidrológica nos principais rios do Estado é de níveis elevados, em elevação ou estabilidade. Em virtude da previsão de precipitações volumosas para a região das Missões e metade Sul do Estado, está prevista elevada resposta hidrológica nos rios dessa região, com a ocorrência de inundações gradativas, enxurradas onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo). Sendo assim, é indicada a condição de ALERTA para as bacias Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo.
Confira o boletim na íntegra: