Ícone do site Folha Popular

Reunião na Conab busca socorro a agricultores gaúchos atingidos pelas enchentes

Crédito: Francisco Stuckert / Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, recebeu nesta quarta-feira (13/9), em Brasília, uma comitiva do Rio Grande do Sul para tratar de apoio aos agricultores atingidos pelas enchentes, principalmente, no Vale do Taquari.

Representantes de entidades ligadas ao campo e dos poderes executivo e legislativo pediram a Pretto que continue articulando com o Governo Federal para ajudar as famílias e os municípios impactados. Agora, em especial, os agricultores familiares. 

Na ocasião, eles apresentaram a Pretto um levantamento parcial de perdas na agricultura, em decorrência das fortes chuvas e enchentes. Ao todo, 10.787 propriedades, em mais de 55 municípios, foram atingidas e 1.616 produtores tiveram perdas na produção de grãos, 88 na fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura.

Também houve danos em casas, galpões, armazéns, silos, estufas, açudes, aviários e pocilgas. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as perdas no meio rural já chegam a R$ 1,1 bilhão.

Pretto lembrou dos novos anúncios feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao fim da tarde desta terça-feira (12/9), após reunião interministerial para tratar da grave situação do RS. Um deles é a antecipação do FGTS e uma linha de crédito especial do BNDES para ajudar na reconstrução dos municípios atingidos. “Até aqui, são R$ 2,3 bilhões em recursos federais já colocados à disposição”, destaca.

Participaram da reunião na Conab o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, deputado Elton Weber, a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva, os deputados Denise Pessôa, Pepe Vargas e Heitor Schuch, além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) e de sindicatos de trabalhadores rurais.

Sair da versão mobile