Ícone do site Folha Popular

Lama causou interrupção de via no interior de Teutônia

Lama invadiu a pista e precisou ser removida pelos bombeiros // Crédito: Divulgação

A estrada geral de Linha Wink foi interrompida e precisou de limpeza duas vezes em uma semana. A forte chuva causou enxurrada e trouxe grande quantidade de lama sobre a pista, na curva próxima ao entroncamento com a estrada geral de Linha Ribeiro. Em ambos casos, os Bombeiros Voluntários de Teutônia foram acionados para, junto com máquinas de moradores, realizar a limpeza e posterior lavagem da pista.

A chuva intensa do fim da madrugada do dia 13 de setembro (quarta-feira) causou a interrupção da via. A Brigada Militar acionou os Bombeiros, que fizeram a interrupção por volta das 5h30. Os bombeiros alertaram os motoristas a passar pela metade da pista com menos barro e tomar muito cuidado. Outros pontos da ligação Linha Wink e Linha Lenz também registraram invasão de água e lama sobre a pista. No decorrer da manhã o trecho já estava limpo e normalizado para o fluxo.

O mesmo local – curva próximo ao entroncamento Linha Wink e Linha Ribeiro – sofreu interrupção na metade da manhã desta terça-feira (19/9). Inclusive, um condutor perdeu o controle da direção e o veículo saiu da pista, batendo em uma cerca. Houve apenas danos materiais. Enquanto os bombeiros faziam o atendimento, uma van passou pelo local, sofreu instabilidades e quase derrapou. Após a limpeza, o trânsito foi normalizado.

O ponto carece de atenção imediata da Secretaria de Obras de Teutônia. A reabertura de valetas laterais na via, a desobstrução de bueiros e a implantação de tubulação em alguns pontos são necessárias para coletar a água da chuva e evitar de levar água e lama para a pista. Isto garantirá a segurança de usuários nos dias de chuva intensa. Outras medidas também podem e devem ser adotadas até mesmo para a proteção e a durabilidade do asfalto.

A vegetação existente nas laterais e nas valetas tem papel relevante, pois diminui a velocidade da água e protege o solo da erosão. Portanto, a limpeza das valetas deve observar também a manutenção da vegetação rasteira.

Ação rápida faz-se necessária pois há previsão de chuva para esta quinta e sexta-feira.

Lama invadiu a pista e precisou ser removida pelos bombeiros // Crédito: Divulgação
Sair da versão mobile