Ícone do site Folha Popular

Languiru evolui negociação para vender supermercados

Crédito: Divulgação Languiru

A negociação dos seis Supermercados Languiru está muito bem encaminhada para ter desfecho nos próximos dias. O anúncio oficial ainda não aconteceu porque há três grupos com propostas concretas apresentadas: Andreazza de Caxias do Sul, Passarela de Santa Catarina e Imec de Lajeado. As tratativas com os caxienses são as mais adiantadas.

A Languiru não antecipa detalhes e pretende se manifestar somente após a assinatura do contrato, o que pode acontecer em breve. Uma das condições é o novo grupo assumir toda a rede e não apenas parte dela. A cooperativa ainda possui lojas em Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Poço das Antas e Teutônia (Languiru, Canabarro 1 e Canabarro 2).

Os prédios de propriedade da cooperativa gerarão aluguel – é o caso das lojas de Languiru, Poço das Antas e Arroio do Meio. Outros ingredientes contratuais também estavam em ajustes entre as partes. Enquanto isso, as gôndolas dos Supermercados Languiru seguem escassas de produtos pela capacidade reduzida de reposição, face às dificuldades financeiras da organização.

A Languiru já negociou anteriormente as lojas do Shopping Lajeado (Grupo Passarela), do Bairro Alesgut – Teutônia (Eskinão) e de Estrela (Eskinão). A loja de Bom Retiro do Sul foi fechada.

Suínos, Aves e Rações

A venda do Frigorífico de Suínos está avançada e também com propostas recebidas pela Languiru. O nome do grupo mais próximo do acerto ainda não foi anunciado porque depende da liberação de cláusulas de confidencialidade, de comunicados ao mercado (Cade) e de conciliar agendas para assinaturas entre as partes envolvidas.

O comprador formalizou proposta para além da planta industrial. Está incluso absorver todos os associados interessados, com prazo de 3 anos para adequações, além de oferecer credibilidade para respaldar os produtores para renegociações bancárias eventualmente necessárias.

O mesmo grupo pretende utilizar a estrutura da Fábrica de Rações da Languiru para produzir rações aos produtores de suínos. A unidade de Estrela ainda deverá retomar a fabricação de rações comerciais com a marca Languiru.]

O segmento aves de corte deverá ser mantido pela Languiru pelo ciclo mais curto – exige menos capital de giro – e por haver um ponto de equilíbrio com lucro. O proponente do segmento de Suínos também sinaliza abater aves de suas granjas, gerando receita para a Languiru no Frigorífico de Aves e a retomada de empregos em Westfália.

Outras duas propostas foram apresentadas para a Languiru, mas há pontos não convergentes e que não ofereceriam as mesmas garantias sinalizadas pela empresa mais próxima do fechamento.

Saiba mais

Andreazza

Os Supermercados Andreazza são uma das principais redes varejistas do sul do Brasil, com mais de 30 lojas, sobretudo na Serra Gaúcha e no Litoral Norte, quatro mil funcionários e 50 mil clientes por dia. Somos uma família de muitas histórias: pequenos agricultores locais, funcionários, clientes e toda a comunidade.

Imec

O Imec Supermercados possui 16 lojas em quatro regiões do Rio Grande do Sul: Vale do Taquari, Rio Pardo, Caí e Serra Gaúcha. São mais de 10 mil produtos de alta qualidade há mais de seis décadas para o Sul do país. A negócio Imec Supermercados pertence ao Grupo Imec, que também possui negócios nas áreas de panificação, engenho de arroz e atacarejo.

Passarela

A rede de supermercados Passarela iniciou sua história em 1986 na cidade de Concórdia/SC, com uma pequena lanchonete ao fim da passarela que cortava o Rio Queimados. Esse pequeno empreendimento cresceu, e em 1990, a passarela deu início à história da rede. A inauguração do primeiro supermercado levou esse nome, Passarela e era localizado na Rua Marcelino Ramos. Hoje possui supermercados em Santa Catarina (Concórdia e Herval d’Oeste) e a chegada ao Vale do Taquari foi no Shopping Lajeado.

Sair da versão mobile