Ícone do site Folha Popular

Comitiva do Espírito Santo visita Lajeado para conhecer o Pacto Lajeado Pela Paz

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado recebeu, nessa segunda e terça-feira (16 e 17/10), uma comitiva do Estado do Espírito Santo para conhecer o programa Pacto Lajeado Pela Paz e as práticas dos eixos de prevenção e aplicação da lei. Na manhã de terça-feira, o programa foi apresentado no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). Durante a tarde foram realizadas visitas à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ao Colégio Evangélico Alberto Torres e à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Welter.

A visita foi marcada após a participação de Lajeado no 1° Seminário de Segurança Inovadora, que ocorreu em agosto e do qual Lajeado participou a convite da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. O grupo do Espírito Santo demonstrou interesse em conhecer a parceria do município com órgãos federais e estaduais para melhorar os índices de segurança.

“Sempre temos o pensamento de que os prefeitos precisam participar de operações ou criar guarda municipal, que discutimos a violência doméstica, e Lajeado nos ensina que é muito mais do que isso. Aprendemos que segurança pública é também feita com assistência social, educação, medidas preventivas que lidam com o sentimento e o emocional de crianças. A redução dos principais indicadores de violência está em harmonia com outras instituições e isso nos chamou a atenção”, relatou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Alexandre Ofranti Ramalho.

Além de Ramalho, visitaram o município o Subsecretário de Estado (ES) de Integração Institucional, Marcio Celante Weolffel, o Prefeito de Ibatiba (ES) e Presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Miranda Salgado, o Vice-prefeito e Secretário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Ruy Guesdes Barbosa, o Secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina (ES), Daltro Antonio Ferrari Junior, e o Secretário de Defesa Social de Viana (ES), Enoni Erlacher.

Crédito: Divulgação

Metodologia

Em sua fala de apresentação do programa a vice-prefeita Gláucia Schumacher destacou os programas socioemocionais que fazem parte do eixo de prevenção do Pacto: Cada Jovem Conta, Família na Roda, Conte Comigo, Seja, Sagaz e Somar, além das ações na área de aplicação da lei e sua contribuição para a diminuição dos índices de violência no município.

A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, destacou que o eixo de prevenção é a disseminação da paz com a aplicação de projetos socioemocionais, de círculos de diálogo, programas que contribuem para o fortalecimento da segurança emocional e psicológica. O trabalho foi apresentado na prática durante a tarde desta terça-feira, quando as autoridades capixabas puderam assistir e participar de práticas restaurativas, como os círculos de paz, que são parte da metodologia do Pacto adotada nas escolas de Lajeado.

Sair da versão mobile