Por intermédio da Seara Alimentos, a JBS encaminha a aquisição do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru, situada às margens da ERS-419, em Poço das Antas. O jornalista Claudio Medaglia, do Jornal do Comércio, divulgou a informação no fim da tarde desta quinta-feira (9/11). A Cooperativa Languiru disse não poder se manifestar nem adiantar detalhes.
A notícia não partiu da cooperativa sediada em Teutônia, que ainda trata o tema como não oficial. “O que posso dizer é que está próximo e provavelmente ainda dentro do mês de novembro”, resume o liquidante Paulo Roberto Birck para o Grupo Popular. A data da assinatura não foi confirmada e ainda deverá ser definida, com a presença de diretores da Seara/JBS, do Governo do Estado e da Languiru.
A Seara (JBS) pretende utilizar créditos tributários como parte do pagamento. Por isso, há o envolvimento do Governo Estadual e ocorre uma certa demora nas tratativas e no fechamento das agendas.
O valor exato do negócio ainda não está fechado e poderá sofrer variação, porque alguns detalhes serão definidos nos próximos dias. Além da planta industrial, a Seara analisa a aquisição de granjas próprias da Languiru – as Unidades Produtoras de Leitão (UPLs) –, de ativos biológicos (matrizes) e de material genético da área suinícola. “O valor exato não está definido. Uma coisa é só o frigorífico. Outra é toda esta parte envolvida. O valor poder variar”, revelou fonte consultada pela reportagem.
Confira a matéria completa na edição impressa do jornal Folha Popular deste sábado, 11 de novembro.