Ícone do site Folha Popular

Prefeitura de Lajeado faz balanço após nova enchente

Crédito: Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado

O dia seguinte ao do pico da terceira maior cheia já registrada na bacia do Rio Taquari, que chegou a 28,92 metros às 8h de domingo (19/11), foi de retomada em Lajeado. Com o recuo das águas, foram iniciados os trabalhos de limpeza da cidade, com desobstrução das vias, manutenção de ruas e recolhimento de entulhos.

Com a ajuda do sol, também foi a oportunidade para que famílias desalojadas pudessem iniciar a a limpeza de suas casas.

O rio, às 17h desta segunda-feira (20/11), ainda estava em cota de inundação com 19,74 metros. As famílias levadas para os abrigos ainda não foram liberadas pela Defesa Civil para retornarem às suas casas. O mesmo ainda será avaliado, pois há previsão de chuva para esta semana.

Principais informações de segunda-feira

Pessoas desabrigadas:
Parque do Imigrante – 594 pessoas
Conservas – 110 pessoas
Total: 704 pessoas

Doações:
O município, no momento, necessita doações de colchões, toalhas, roupas de cama, cobertores e materiais de limpeza. Os interessados em ajudar devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 3982-1150.

Medicamentos:
A distribuição de medicamentos da Farmácia Escola está suspensa. O novo ponto de distribuição será informado nos próximos dias.

Serviço de água:
O serviço de abastecimento por parte da prefeitura está normalizado. Locais abastecidos pela Corsan devem consultar a fornecedora.

Aulas na Rede Municipal de Educação:
As aulas da rede municipal de educação (Escolas Municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Projetos Vida) seguem com funcionamento normal, com exceção do Projeto Vida São José (Centro) e Emei Risque Rabisque (Centro), cujos prédios foram atingidos pelas cheias. Ambas não tiveram aulas nesta segunda-feira e permanecem com atividades suspensas nesta terça-feira (21/11).

Ruas:

Até as 18h de ontem, todas as ruas ainda bloqueadas foram liberadas para o trânsito de veículos. O Departamento de Trânsito pede cautela aos motoristas que utilizarem as vias atingidas pela cheia. Devido ao acumulo de lama, as vias estão escorregadias e os motoristas devem trafegar em baixa velocidade. 

Sair da versão mobile