A Porto Carnes foi inaugurada no sábado (25/11) em Fazenda Vilanova. A empresa adquiriu a estrutura do antigo Frigorífico Glória, fundado em 1960. Após vários anos desativado, em 2019 o local havia sido transformado em indústria e comércio de embutidos. A empresa reativará a planta de processamento de derivados de carne bovina, suína e de frangos. A produção será iniciada no mês de dezembro.
Os proprietários da empresa, Valmir dos Santos, Giovanni Garcia e Vaine dos Santos agradeceram o apoio da municipalidade na conquista do certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que possibilitou a viabilização da empresa no Município.
Os investimentos são de R$ 7 milhões iniciais na compra da planta que ocupa área construída de 1 hectare, em área total de 7 hectares. Além disso, foram aplicados mais R$ 1,5 milhão em obras de adequação estrutural, com previsão de ampliar para novos investimentos futuros. Com geração inicial de 15 a 20 empregos diretos e estimativa de expansão para até 50 colaboradores, de acordo com a evolução das obras de reforma das instalações, a Porto Carnes pretende atingir o volume de 5 a 6 toneladas por dia de carnes processadas, podendo chegar a 10 toneladas diárias após o término da reforma dos prédios.
A produção será encaminhada para o comércio regional Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. “Parabenizamos os empresários da Porto Carnes pelo investimento e, em nome da Administração Municipal, colocamo-nos à disposição para trabalharmos em parceria com a empresa e gerar resultados muito positivos, seja em retorno financeiro para os investidores, como em retorno tributário para o Município e empregos para nossos munícipes”, comentou o chefe do Executivo, Amarildo Luís da Silva.