A sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia na terça-feira passada (28/11) foi de homenagens. A principal delas, a entrega do título de cidadão teutoniense para o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, Genir Pithan.
A honraria foi proposta pelo vereador Claudiomir de Souza. Pithan é natural de Seberi, mas desde 1980 mora em Teutônia. Iniciou a atividade de bombeiro voluntário na Brigada de Incêndio da Reifer. Sentindo a necessidade de uma corporação em Teutônia, foi um dos fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários, instituição a qual pertence até hoje.
Souza salientou a importância do trabalho desempenhado pelo homenageado. “Em sua simplicidade e humildade realiza um grandioso trabalho”, considera. Também opina que é mais um exemplo de pessoas que vêm de outras cidades morar em Teutônia e agregam à comunidade com seus serviços.
Em seu pronunciamento, Pithan contou que a dedicação ao serviço voluntário e comunitário começou ainda na adolescência. Com 15 anos chegou a Teutônia, e logo, junto com o pai, já começou a prestar serviços na comunidade. “Fomos no Augustin [escola] e a diretor nos botou a roçar e fazer uma horta. Pedi pro meu pai quanto íamos ganhar pelo serviço, e ele disse que não íamos receber pois era um serviço comunitário, que a gente havia vindo para trabalhar pela comunidade e ajudar o colégio. Ali aprendi a trabalhar pela comunidade”, relata. Também auxiliou os pais no serviços prestados à Comunidade Católica e outras entidades.
Ele lembra que na época em que atuava na Brigada de Incêndio da Calçados Reifer, o grupo atendia à cidade, pois não havia Corpo de Bombeiros em Teutônia, e o serviço mais próxima tinha que vir de Estrela. “Foi quando veio a ideia de formar os Bombeiros Voluntários em Teutônia. No início não foi fácil, mas graças a Deus vencemos. Hoje somos uma entidade voluntária com quase 50 bombeiros voluntários”, conta. Hoje, a corporação auxilia, inclusive, em outras cidades, tendo sido uma das que atendeu a região durante a maior enchente da história em setembro. “Fomos exemplo de trabalho voluntário. Em um único dia conseguimos salvar mais de 300 pessoas de cima de árvores, de carros e lajes. Em um dia conseguimos 150 pessoas para ir trabalhar em Roca Sales e Muçum ajudando na limpeza”, destaca.
Aluna homenageada
Também foi entregue uma homenagem para a aluna da EMEF Alfredo Schneider, Luana Bressan. Ela foi homenageada pela conquista no concurso internacional do Cartaz da Paz do Lions Clube. Ela representará Teutônia no concurso. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Valdir Griebeler (PSDB).