Ícone do site Folha Popular

Encontro Nacional das Licenciaturas aborda formação docente e transformações na educação na Univates

Crédito: Natália Nissen / AI Univates

Mais de 7 mil pessoas participam da programação do 9º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), do 8º Seminário Nacional do Pibid e do 3º Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica. As atividades iniciaram na quarta-feira e seguem até hoje (6 a 8/12) na Univates, em Lajeado. Além de mesas-redondas, a programação conta com oficinas, lançamentos de livros, apresentações de trabalhos e outras atividades.

A cerimônia de abertura teve apresentação da Orquestra Gustavo Adolfo Univates, seguida da entrega do Prêmio Paulo Freire, que reconheceu o mérito de trabalhos acadêmicos de alunos pibidianos e residentes.

A professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, que é uma das coordenadoras do Enalic, reforçou a importância das discussões em torno da formação docente no país e da reconstrução de políticas públicas e educacionais para a formação de professores por meio de diálogos envolvendo tanto o poder público quanto docentes e estudantes. Esta mesma temática seguiu como pauta da conferência de abertura com o professor Daniel Cara e mediação da docente.

Segundo a professora Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Enalic evidencia a democracia, a reconstrução e os direitos como centro dos debates para avançar na área da educação. Ela destacou que o país vive um momento de retomada em termos de investimento real em formação de professores e de educação como um direito de todas as pessoas.

Na quarta e quinta-feira foram realizadas mesas-redondas sobre os temas “Práticas restaurativas na escola” ,“Sistema Nacional de Educação: Qual Integração e Pacto Interfederativos” e “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)Construção das Políticas Educacionais”. Ainda, foi realizado o painel “Transformando a Educação: Experiências Inovadoras no Pibid e Residência Pedagógica”.

Noite

19h às 21h: Mesa-redonda com o tema “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)Construção das Políticas Educacionais”, com participação de Sueli Guadelupe de Lima Mendonça e Roberto Leher e mediação de Jaqueline Rabelo de Lima, no Teatro Univates.

Programação desta sexta-feira

Manhã

8h às 10h: Minicursos e oficinas, em diversas salas do campus.

Tarde

16h às 18h: Painel “Transformando a Educação: Experiências Inovadoras no Pibid e Residência Pedagógica”, com Cárita da Silva Sampaio, Argemiro Midonês Bastos, Jean Santos Itacarambi e Melissa Spíndola Estevam. Mediação da professora Maria Cristina Góes, no Teatro Univates.

Noite

19h às 21h: Painel de encerramento com o tema “O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?”, com a participação de diversos convidados no Teatro Univates. 

21h às 22h: Cerimônia de encerramento no Teatro Univates.

Sair da versão mobile