Representantes da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado (Secel) participaram, na terça-feira (5/12), de uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para definir critérios sobre a divisão dos valores de ações e atividades para a adesão da Lei Aldir Blanc 2 e sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Para Lajeado, o valor será de cerca de R$ 600 mil.
Por meio da PNAB será possível investir regularmente em projetos e programas, não apenas de modo emergencial, como ocorreu na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo.
Com o cadastro do Plano de Ação na plataforma disponibilizada pelo Governo Federal, o município de Lajeado já realizou a adesão ao recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc 2, totalizando o valor de R$ 669.593,26 para execução em 2024.
Conforme o Secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Rodrigo Reckziegel, é um recurso relevante para a cultura local.
– “A exemplo da Lei Aldir Blanc 1, estaremos bastante empenhados em fazer com que esse recurso chegue ao nosso setor cultural e, com isso, tenhamos fomento e produção cultural de altíssimo nível” – ressalta Reckziegel.