O Governo de Estrela enviou, nesta sexta-feira (15/12), o Projeto de Lei ao Poder Legislativo concedendo o maior reajuste anual dos salários dos últimos 17 anos. Caso aprovado pelos vereadores, serão concedidos 8,21% de reajuste a todos os servidores públicos municipais na ativa, aposentados e pensionistas.
O índice inflacionário utilizado anualmente para o reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que nos últimos 12 meses teve um acumulado de 3,85%. Soma-se a esta porcentagem um aumento real de 4,36%, chegando aos 8,21% propostos. Além dos salários, o vale-alimentação também sofrerá reajuste de 3,85%.
Conforme o secretário da Fazenda, Felipe Diehl, durante todo o ano houve medidas de contenção de despesas, sendo possível chegar ao fim do período em condições de valorizar os servidores. Já o prefeito Elmar Schneider acredita que o reajuste real é uma forma de trazer equilíbrio entre todas as classes de profissionais. “Eventualmente a legislação contempla algumas classes em detrimento de outras. Queremos dar o aumento para todos”, enfatiza Schneider. Ontem (14/12) o Poder Executivo fez o pagamento da segunda parcela do 13º salário, injetando mais de R$ 1,5 milhão na economia de Estrela.