Ícone do site Folha Popular

Regional Certel Sicredi terá novos campeões

Dimi (10) foi expulso após ser substituído no domingo e estará fora da decisão // Crédito: Eduardo Duarte

O Vale do Taquari fecha a temporada do futebol amador neste domingo (17/12), com as disputas finais das categorias Veterano, Aspirante e Titulares da Copa Certel Sicredi 2023. Todas as competições organizadas pela Aslivata neste ano têm um campeão inédito, porque os finalistas ainda não conquistaram o troféu nas edições anteriores.

No começo do mês, dia 3, o 11 Amigos de Boa Vista – Poço das Antas conquistou o título da Copa Vale do Boa Vista nas categorias Aspirantes e Titulares. Com isso, o clube também passa para o seleto grupo de campeões. Nos Veteranos, São Luiz e Canarinho ainda não desfrutaram o gostinho de campeão. Nos Aspirantes, Serrano e Juventude também almejam a taça inédita. E nos Titulares, Serrano e Estudiantes também buscam o primeiro troféu.

Sobre a principal categoria – Série A / Titulares – o jogo entre Serrano e Estudiantes promete muitos ingredientes para o segundo jogo, às 16h deste domingo, na Arena Alvi Azul. O Serrano necessita da vitória, e o técnico Remor Bagnara admite a necessidade de mudanças. “Vamos com formação diferente, pois temos que buscar a vitória para termos a oportunidade de decidir nos pênaltis para conquistar o título”, disse. O comandante reconhece o rendimento abaixo do potencial do grupo. “Temos que fazer diferente. Conversamos com os atletas, todos estão conscientes do que deixamos de fazer, vai ser um Serrano com comportamento e atitude diferentes”, promete.

Do lado do Estudiantes, ninguém concedeu entrevista. “Decidimos não falar ou falar quase nada. Ninguém da diretoria, comissão técnica ou diretoria fala. Nos reunimos quarta-feira para ajustar detalhes na final”, resumiu o presidente Mateus Artus. O Estudiantes joga pelo empate porque venceu a primeira partida por 1 a 0. O técnico Renê Nascimento “Naco” precisará mexer no meio-campo, pois Dimi foi expulso; Marquinhos deve ser o provável substituto.

A Associação Regional de Árbitros (ARA) divulgou, por volta das 21h desta quinta-feira (14/12), a escala de arbitragem para os três jogos decisivos da Copa Certel Sicredi 2023 – Regional da Aslivata. Leandro Pedro Vuaden será o árbitro da decisão, auxiliado por Jorge Bernardi e Fabrício Lima Bassegio.

Aspirantes

O árbitro de Serrano e Juventude será Tiago Stodutto, que ao longo da competição apitou vários jogos da categoria Titulares. Estará acompanhado de Rodrigo Valter e Vinicius Junqueira. Dentro de campo, o Serrano joga pelo empate após a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo. O Juventude da Berlim precisa vencer para levar a pênaltis. A partida inicia 14h, na Arena Alvi Azul, em Lajeado.

O técnico do Serrano, Adair, reconhece a necessidade de ajustes, apesar da vitória. “Deixamos bastante espaço no meio-campo, especialmente segundo tempo. O Juventude se aproveitou, teve chance de gol e a gente sofreu. Também perdemos chances e desperdiçamos cruzamentos. A gente tem que melhorar para não desperdiçar tanto, porque pode fazer falta. Estamos focados para manter a pegada e fazer uma boa partida”, enfatiza.

O atleta do Juventude, Jean, visualiza a oportunidade de reverter o resultado, apesar da grande campanha do Serrano. “Sabemos a qualidade do Serrano, mas sabe que nosso grupo está fechado e unido. A tendência é botar a bola no chão, explorar nossas qualidades e fazer nosso contra-ataque. Começa desde o goleiro e vai até o ataque. A gente pretende fazer um espetáculo brilhante”, aponta.

Veteranos

Em Cruzeiro do Sul, às 10h, tem o segundo jogo final da categoria Veterano entre Canarinho e São Luiz. As duas equipes buscam o troféu inédito do Regional de Veteranos. O São Luiz venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e tem a vantagem do empate. O Canarinho necessita da vitória, por qualquer escore, para levar a disputa aos pênaltis. O árbitro será Fernando Henz, auxiliado por Diego Hemming e Darlan Rohr.

Ari Weber, técnico do São Luiz, não esconde a expectativa para o segundo jogo. “Fizemos um bom jogo e o dever de casa, mas não ganhamos nada ainda. Do outro lado tem um time forte que também quer ser campeão. Vamos para lá com pés firmes no chão, vamos encontrar dificuldades, mas a camisa do São Luiz é forte e temos atletas que crescem nas finais”, salienta.

O técnico do Canarinho, Rodrigo Henicka “Ervilha”, viu sua equipe dominada no meio de campo, principalmente após abrir o marcador. “É um time de qualidade que causou muitas dificuldades. Trabalhamos para ter os desfalques à disposição no segundo jogo. Contaremos com o apoio da torcida para buscar o resultado e garantir o título nos pênaltis. Fizemos uma boa campanha e não será agora que mudaremos nossa forma de jogar, sabendo do poderio do adversário”, pondera.

Premiação

Os melhores do Campeonato Regional da Aslivata – Copa Certel Sicredi 2023 – serão premiados na próxima quarta-feira (20/12), a partir das 20h, na sede social da SER São Cristóvão, em Lajeado. Haverá a entrega oficial de troféus e outros prêmios para os dirigentes da Série A, Veteranos e Copa Vale do Boa Vista.

Sair da versão mobile