Ícone do site Folha Popular

Equipes da Prefeitura de Lajeado vistoriam as margens e o leito do Rio Taquari

Ilha de cascalhos na altura do Bairro Carneiros. Crédito: Leandro Fernandes / Divulgação

Equipes da Prefeitura de Lajeado e da Defesa Civil vistoriaram, durante esta quinta-feira (21/12), as margens e o leito do Rio Taquari para averiguar os danos e estragos causados após as cheias históricas de setembro e novembro. A vistoria ocorreu após as comportas da barragem eclusa de Bom Retiro do Sul terem sido abertas, o que provocou a redução do nível do Rio Taquari.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, com a baixa das águas foi possível fazer uma avaliação mais detalhada dos estragos, verificando o que pode causar risco à segurança das pessoas.

Durante a vistoria, foi possível verificar danos nas margens do rio, como queda de árvores e desbarrancamentos, o acúmulo de sedimentos como areia, terra e cascalhos no leito do rio, com a formação de ilhas e o acúmulo de lixo e entulho.

“Os pontos de acesso ao rio por embarcações, por exemplo, foram danificados e necessitam ser refeitos, assim como a recuperação da mata ciliar que protege as nossas margens. A vistoria também nos mostra como está a navegabilidade do rio, já que ele é um ponto de lazer para a população no verão e um dos cartões-postais do município”, explica o prefeito.

Sair da versão mobile