A 17ª edição da Copa Teutônia de Futebol de Base começa nesta quinta-feira (18/1), com cerimônia programada para as 18h na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho (SER Gaúcho) do Bairro Teutônia. Após o desfile das delegações e a solenidade de abertura, dois jogos, válidos pela primeira rodada, marcarão a noite. Al Football (SC) e FC Toleto (UY) se enfrentam às 19h30 pela categoria 2009. A anfitriã AERC Juventus (RS) e a escola AF Vinicius Peiche (RS) jogarão às 20h30 pela categoria 2010.
A competição contará com 80 equipes participantes e terá quase 2 mil pessoas envolvidas, com 1.840 atletas, mais de 250 dirigentes. As 80 equipes estão divididas em cinco categorias e representam: Uruguai, Argentina e Brasil – estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Serão utilizados nove campos, sendo sete a cada dia nas primeiras três rodadas, com os 40 jogos divididos entre os campos, resultando em média de cinco a seis jogos por campo em cada dia.
Os nove campos são:
- Gaúcho do Bairro Teutônia;
- Esperança do Bairro Languiru;
- Lawi de Linha Wink;
- Atlético Gaúcho do Loteamento 8;
- Juventude de Linha Frank;
- Fluminense de Linha Harmonia;
- Ouro Verde do Bairro Alesgut;
- Ribeirense de Linha Ribeiro;
- União de Linha Germano.
Como de tradição, a abertura será no campo da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia e o encerramento no campo do Esperança, no Bairro Languiru.
Na sexta-feira (19/1) seguem os 38 jogos que completam a primeira rodada classificatória. Sábado e domingo (20 e 21/1) realizam-se os demais jogos da fase classificatória. Na segunda-feira (22/1) serão disputadas as quartas de final e semifinais, para na terça-feira (23/1) ocorrerem as finais.
Rubens Andrade Dias, diretor administrativo do Planeta Bola Eventos Esportivos, destaca que após a pandemia mudanças nas competições foram feitas. “Ainda precisamos que as competições sejam um pouco mais curtas, pois envolve muita estrutura, transporte e diárias”, explica.
A edição de 2024 conta com 30 equipes a mais, o que para Rubens é resultado dos 17 anos de muito trabalho e dedicação de todas as partes. A edição recorde da Copa Teutônia foi pelos anos de 2009 e 2010, com cerca de 150 times participantes. Hoje, Rubens argumenta o número de 80 como ideal e máximo, pois garante boa qualidade de estrutura para alojamento e refeitório.
O forte temporal de terça-feira à noite afetou duas escolas municipais que servirão de alojamento. Por isso, a quarta-feira foi de intenso trabalho para deixar tudo preparado para recepcionar as escolas de futebol de base a partir desta quinta-feira.