Ícone do site Folha Popular

Conta de luz deve ficar 5,6% mais cara em 2024, projeta a Aneel

Crédito: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta aumento de 5,6%, em média, na conta de luz neste ano. A estimativa está acima do índice de inflação do país. O valor da inflação projetado pelo mercado é de 3,86%, conforme divulgou o Banco Central.

Segundo o diretor-geral da agência reguladora, três fatores influenciam para a projeção de aumento na conta de luz. O primeiro deles é a expansão da rede de transmissão, já que os consumidores remuneram as transmissoras de energia através das tarifas. 

O segundo fator que implica na alta neste ano é o aumento de subsídios adicionados na conta de luz via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é dividida igualmente entre os consumidores.

O último fator é o fim da devolução de créditos tributários consequente da exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS/Cofins. Conforme previsto em lei, os recursos cobrados indevidamente estão sendo devolvidos aos consumidores no momento dos reajustes e revisões tarifárias./ No ano passado, as contas de luz subiram, em média, 5,9% — abaixo da previsão inicial feita pela agência reguladora, que era de alta de 6,8% em média.

Sair da versão mobile