Ícone do site Folha Popular

Governo Federal pretende lançar FGTS Futuro para compra da casa própria

Crédito: Divulgação

O governo federal está programando a liberação, a partir de março, do chamado FGTS Futuro, uma nova modalidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinada para a aquisição da casa própria. O benefício será direcionado aos inscritos do programa Minha Casa Minha Vida, com foco em famílias que possuem renda mensal de até R$ 2.640, abrangendo a Faixa 1 do programa habitacional do governo.

Os técnicos do Ministério das Cidades afirmam que a intenção é implementar um período de teste, com planos de ampliar o benefício posteriormente para todos os contemplados do Minha Casa Minha Vida, que possuem limite de renda de até R$ 8 mil mensais. O FGTS Futuro ainda depende de regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo dos Trabalhadores. O Governo Federal se prepara para regulamentar o uso dessa nova modalidade.

Essa medida possibilitará que trabalhadores com carteira assinada comprometam a contribuição que seus empregadores ainda vão depositar em suas contas vinculadas do FGTS, correspondente a 8% do salário mensal, a fim de complementar a renda na hora de demonstrar capacidade de pagamento e obter financiamento habitacional.

A medida também pode beneficiar famílias que enfrentam dificuldades em obter empréstimos habitacionais devido ao comprometimento de renda exigido. Assim, elas têm mais chances de serem elegíveis para o financiamento da casa própria, já que o FGTS passa a ser considerado como renda mensal, o que não acontece atualmente.

Sair da versão mobile