Ícone do site Folha Popular

Abertura do ano letivo do Ensino Fundamental reúne profissionais no Teatro Univates

Crédito: Rafael Scheeren Grün

O Teatro da Univates recebeu, na noite de quarta-feira (14/2), o evento de abertura do ano letivo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e dos Projetos Vida de Lajeado. Após a recepção aos mais de 800 profissionais que atuam nas escolas, entre professores, equipes diretivas, secretários, bibliotecários, assistentes educacionais, agentes socioeducativos e estagiários, ocorreu o pronunciamento das autoridades. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou que em 2023 o Município de Lajeado aplicou 39% de todo seu orçamento em Educação.

“O pagamento do piso nacional do magistério, assim como investimentos em novas escolas e em educação inclusiva, uma demanda que percebemos crescer, bem como em alimentação de qualidade, são fatores que receberam grandes investimentos. Nada mais justo, pois nossas crianças, nossos alunos, são o melhor que temos em nossa cidade” destacou Caumo.

A secretária da Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, salientou que os profissionais da rede municipal de educação sempre buscam se aperfeiçoar por meio de capacitações, leituras e cursos. “Quando pensamos em escolas, lembramos que temos vidas lá. Vidas que precisam ser olhadas com inteireza, ser respeitadas e admiradas. Um 2024 de muitas possibilidades e criatividade para todos nós” finalizou a secretária.

Após a abertura oficial, os profissionais assistiram à palestra “Movidos por diferentes olhares – Criatividade: um leque de possibilidades”, com a psicóloga Luciane Bonamigo Valls, que é facilitadora de processos criativos, professora e consultora de criatividade. Durante sua explanação, Luciane disse que sempre se pensa que algo criativo vem do céu, é algo instantâneo, de momento.

“Claro que podemos ter momentos de iluminação, tomando banho, dirigindo, mas para que isso ocorra em dado momento, antes disso, certas coisas precisam acontecer. E o principal é o tempo, pois criatividade é um processo. E portanto, precisa de tempo para que busquemos referências, tempo para que possamos analisá-las, ajustá-las. Enfim, criatividade é um processo e não um produto final” disse Luciane.

EMEFs e Projetos Vida

O ano letivo de 2024 nas 18 EMEFs e 6 Projetos Vida de Lajeado foi aberto oficialmente na quarta-feira (14/2) com os profissionais da educação. O atendimento aos alunos inicia na segunda-feira (19/2). Em 2024, o Ensino Fundamental da rede municipal conta com 6.356 matriculados, dos quais 667 serão atendidos em turno integral, 634 frequentarão os Projetos Vida no horário oposto ao da escola e 423 alunos terão atividades pedagógicas e oficinas no contraturno escolar.

Sair da versão mobile