Ícone do site Folha Popular

HBB está entre os 80 melhores do país

Crédito: HBB / Divulgação

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, integra a lista que reúne os melhores hospitais do planeta, pelo quarto ano consecutivo. E, desta vez, com uma notícia ainda mais especial: passou da 91ª posição no país para a 79ª, entrando para a seleta lista das 80 melhores instituições de saúde do Brasil.


O ranking anual é produzido pela revista semanal norteamericana Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos. Os pesquisadores destacam, no levantamento, que as instituições presentes na lista são capazes de oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente.


Conforme Samanta Vanzin, coordenadora do Setor de Qualidade do HBB, entre os critérios utilizados para avaliar os hospitais estão pesquisas online com médicos e pacientes, avaliação de indicadores e acompanhamento pós-alta referente à qualidade de vida para algumas condições de saúde.


A cada ano, desde que passou a figurar na lista, o HBB tem evoluído – e os critérios de pesquisa são cada vez mais exigentes. Para se ter uma ideia, em 2023, quando ficou na posição de número 91, o Bruno Born alcançou uma pontuação que o teria colocado na 33ª posição no país em 2022 – quando ficou em 95º. Em 2023 o HBB era o 12º melhor hospital do RS. Em 2024, passou para a 9ª posição, ficando atrás apenas de instituições de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.


“Não trabalhamos para estar em listas que destacam os melhores hospitais, mas sim para oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes e familiares. O fato de integrarmos o ranking é um bônus que nos motiva a fazer mais e melhor, mas que também nos lembra da responsabilidade que temos em manter um trabalho de qualidade, com tecnologia, resultado, atualizado às melhores práticas”, comenta Cristiano Dickel, Diretor Executivo da instituição. “Nós temos muito a agradecer a todos os funcionários, médicos e demais pessoas que trabalham todos os dias para prestar um atendimento de qualidade, excepcional.”


O presidente do HBB, João Batista Gravina, reforça as palavras de Dickel. “É uma grande felicidade fazermos parte desta lista tão seleta. O Hospital Bruno Born é um hospital da comunidade, mantido por ela, e trabalha duro para manter-se em funcionamento diariamente. E ter resultados assim só comprovam que a dedicação de todos os funcionários pode nos levar ainda mais longe. Estão todos de parabéns.”

Sobre a pesquisa


A Newsweek avaliou neste ano 2,4 mil hospitais em 30 países. Pela primeira vez, o Chile e a Malásia foram adicionados ao ranking, que também inclui os EUA, a maior parte da Europa Ocidental e a Escandinávia, 10 países asiáticos, a Austrália e outros países das Américas. A pontuação de cada hospital é baseada em uma pesquisa online com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados públicos de pesquisas de pacientes pós-hospitalização sobre sua satisfação geral.
A pontuação também considera métricas sobre higiene e proporção paciente/médico, bem como uma pesquisa sobre se os hospitais usam medidas de resultados relatados pelos pacientes (PROMs), que são questionários padronizados preenchidos pelos pacientes para avaliar sua experiência e resultados.

A lista completa pode ser acessada em https://www.newsweek.com/rankings/worlds-best-hospitals-2024/brazil

Sair da versão mobile